Fotocélula
Dicas de Instalação

Fotocélula Garen: O passo a passo para instalar em um portão automático

Você já viu tudo sobre a instalação de automatizadores para o seu portão, certo? Agora é chegada a hora de entender o que é, para que serve e como instalar a fotocélula, importante componente deste produto que traz tanta facilidade para o dia a dia.

Acompanhe ao longo deste artigo algumas informações simples e indispensáveis sobre o uso da fotocélula e garanta que o seu portão tenha esse cuidado especial desde a sua instalação e início do uso da automatização! Tire suas dúvidas lendo este conteúdo!

Você sabe o que é uma Fotocélula e qual a importância?

Fotocélula é um mecanismo extremamente importante para garantir a segurança das pessoas. Cuidando para que portões não sejam fechados enquanto alguém está no meio dos trilhos, é indispensável em todos os contextos, desde os portões residenciais, condominiais e nas empresas.

A fotocélula é um sensor que avisa o automatizador quando deve ser feita a parada abrupta do processo de fechamento. Sendo um cuidado indispensável, o sensor diminui o número de acidentes com crianças, idosos e outras pessoas. Além disso, também diminui o número de amassos e riscos no carro, visto que o sensor também o detecta.

Hoje em dia, a fotocélula é praticamente uma obrigatoriedade por ter esse sentido de segurança. Verifique que o automatizador tenha a certificação segundo a portaria do Inmetro e garanta o uso desse sistema para ter menos dor de cabeça e menos acidentes também!

3 passos para instalar a fotocélula no portão automático

Quer saber como instalar a fotocélula no seu portão automático? Confira a seguir os três passos necessários para garantir essa segurança:

1.   Confira os itens em mãos antes de começar

Antes de começar qualquer processo de instalação é imprescindível que você confira se todos os acessórios e peças estão certos e por perto para garantir uma instalação mais simples e rápida, sem ter que ficar parando para pegar algo ou ainda tendo que sair comprar o que falta.

No caso da instalação de uma fotocélula é mais comum que tudo o que é necessário já esteja dentro de uma mesma caixa, especialmente se você escolheu um bom fornecedor com que trabalhar, como é o caso da Garen.

Confira os itens, deixe-os próximos e leia todas as instruções a que tiver acesso para começar!

2.   Saiba como mexer com a fotocélula

Primeiramente, vale lembrar que na caixa da Fotocélula é possível encontrar os cabos de ligação e também um conjunto composto pelo transmissor e pelo receptor. Essas peças devem ser colocadas uma de cada lado do portão de modo equiparado e a fim de possibilitar uma linha lazer que é justamente a responsável pela função principal deste produto.

Repare ainda que para fazer a instalação é necessário atentar-se aos fios que serão ligados a central do seu automatizador que, frisa-se: Precisa estar completamente desligado no momento da instalação a fim de evitar quaisquer imprevistos ou problemas, certo?

Os fios têm cores diversas que estão indicados em uma pequena legenda atrás da própria fotocélula. Os fios que são vermelhos e marrons, tanto no transmissor quanto no receptor, dizem respeito à alimentação da fotocélula. Por sua vez os fios de cor laranja e verde correspondem ao retorno do sensor da fotocélula. Ligue cada um deles conforme indicado no manual.

3.   Teste o funcionamento

Depois de ligar os fios em seus respectivos lugares é importante testar o funcionamento a fim de conferir se realmente a instalação deu certo. Para isso, ligue o seu automatizador e abra o seu portão. Vale lembrar que a fotocélula funciona apenas no fechamento e não na abertura!

Quando o portão está se fechando quebre a linha do lazer colocando-se no meio do trilho ou ainda colocando qualquer outro objeto que possa interromper essa transmissão. Automaticamente, se a instalação deu certo, você verá um sinal vermelho na fotocélula e em seguida o portão voltará a se abrir a fim de evitar acidentes.

Caso o portão continue a se fechar, saiba que algo está errado e que será necessário desligar o sistema do automatizador mais uma vez para checar o que não ficou ajustado na instalação.

Conte com o apoio da Garen

Achou complicado o processo de instalação da fotocélula no seu portão? Não tem problema! A Garen disponibiliza todo o apoio para adequar o seu automatizador a este uso.

Aliás, a Garen acompanha todo o processo de cada um dos seus clientes a fim de garantir a máxima qualidade e o melhor funcionamento. Desde a escolha dos modelos até a instalação e o pós-venda, a equipe da Garen está sempre atenta para a plena satisfação de seu público!

Aproveite para saber mais sobre o assunto e garanta que o seu portão tenha a fotocélula sempre em dia prevenindo assim acidentes e outros imprevistos. Saiba mais agora mesmo! Fale diretamente com a Garen!