instalacao-de-portao-basculante-dicas-para-um-resultado-perfeito
Dicas de Instalação

Instalação de Portão Basculante: dicas para um resultado perfeito

O portão basculante conquista cada vez mais compradores, principalmente no estado de São Paulo e nas grandes cidades. Neste artigo iremos dar algumas dicas de construção e automatização para um resultado perfeito.

Introdução ao portão basculante

Ideal para garagens pequenas e com pouco espaço, os portões basculantes não ocupam espaço nas laterais, nem na calçada, pois quando estão abertos, sua folha se posiciona na horizontal.

Além de serem indicados para pequenos espaços, os modelos basculantes também estão sendo muito utilizados em portões de garagens de prédios residenciais e comerciais.

Isso porque além de otimizar espaço, esse modelo de portão ainda possui design arrojado e moderno, que dá um toque especial a fachada do imóvel.

A folha do portão basculante pode conter diversos detalhes, podendo ser vazada ou não, e ainda possuir detalhes em madeira, deixando seu visual ainda mais agradável.

A otimização de espaço e praticidade proporcionada pelos modelos basculantes fizeram com que o número de pessoas em busca desses portões disparasse.

E com o número de compradores aumentando, cresce também a necessidade de mão de obra especializada. Pois cada modelo de portão exige determinadas técnicas e conhecimento do instalador.

A instalação do portão basculante requer cuidados específicos.

E foi pensando nisso que desenvolvemos um conteúdo exclusivo, especialmente, voltado para os instaladores de portão basculante, com dicas para um resultado perfeito.

Elementos para instalação do portão basculante

Os portões basculantes são compostos pelos seguintes elementos estruturais:

  • Batente superior
  • 2 batentes laterais
  • Barra de torção
  • Braços transmissores

Os batentes são utilizados para limitar a área ocupada pelo portão, e na maior parte dos casos eles são fixados na fachada do imóvel.

Ainda em sua estrutura, o portão basculante possui uma folha de abertura. A abertura e fechamento dessa folha se dá através dos contrapesos e guias laterais que ficam localizados nos batentes. Os batentes, por sua vez, são movidos através de polias e cabos de aço.

Toda a estrutura do portão basculante faz com que no momento em que ele seja aberto, parte de sua folha de abertura fique projetada para fora da garagem, e a outra porção para o interior do imóvel ou prédio.

Os braços transmissores possuem a função de balancear e assegurar o movimento correto durante a abertura do portão. Isso porque os braços transmissores criam uma sintonia entre a barra estabilizadora e a folha de abertura.

Devido a relação da barra estabilizadora com os braços transmissores, a abertura e fechamento ocorre de forma regular e sem nenhum tipo de vibração.

Automatização do Portão Basculante

Uma das maiores vantagens dos portões modelo basculante é a possibilidade de torná-lo automático. Os portões automáticos trazem maior praticidade e segurança para os seus usuários.

Existem diversos modelos de automatizadores para portões basculantes, cada um especialmente desenvolvido para suprir as necessidades individuais de cada cliente.

Para modelos basculantes com contrapeso em ambos os lados, normalmente é instalado um acionamento vertical em algum dos lados do portão.

Para portões basculantes com mais de 4,5 metros, o recomendado é que seja feita a instalação de acionamentos verticais em ambos os lados. Isso para assegurar e segurança e bom funcionamento do automatizador.

Já para os portões que não possuem contrapesos nas laterais, o instalador usa um automatizador basculante horizontal que, na maior parte dos casos, fica localizado no centro do portão. O acionamento horizontal acompanha o movimento de abertura do portão basculante.

No que diz respeito ao tempo de abertura dos portões basculantes, pode ocorrer uma variação de acordo com o modelo do portão e também de acordo com o automatizador escolhido. O tempo médio é de 4 a 15 segundos.

Vantagens de conhecer e entender sobre o portão basculante

Um instalador que conhece a fundo o funcionamento e as vantagens desse modelo de portão possui um enorme diferencial no mercado.

E com o mercado profissional cada vez mais seleto e competitivo, se especializar em ramos específicos de instalações é fundamental para o sucesso na carreira de qualquer instalador.

Outro ponto fundamental para o êxito profissional é somente trabalhar com produtos de qualidade e segurança garantida.

Com os automatizadores para portões basculantes da Garen, a instalação ocorre de forma descomplicada e com máxima eficácia e segurança.

A Garen disponibiliza aos seus compradores os melhores automatizadores de portões, com o que há de mais recente em tecnologia do ramo.

Cada modelo especialmente desenvolvido pensando nas necessidades de cada um de nossos clientes, não deixe de conferir a linha de automatizadores da Garen clicando aqui.