kit-basico-de-ferramentas-que-todo-instalador-deve-ter
Dicas de Instalação

Kit básico de ferramentas que todo instalador deve ter

Você, instalador, é aquele profissional que está em campo, “na linha de frente”como costumamos falar, atuando na instalação dos equipamentos Garen. Sendo também o responsável pela realização de testes de funcionamento e manutenções preventivas e corretivas nos automatizadores.

Para que seu trabalho seja realizado de forma correta e eficaz, com o intuito de minimizar erros, a Garen irá apresentar resumidamente neste artigo o kit básico de ferramentas para que você possa trabalhar.

A falta de ferramentas para o instalador pode tornar o seu trabalho significativamente mais complicado e diversas vezes pode fazer com que ele fique impossibilitado de instalar o produto.

Pois para a segurança e garantia do funcionamento, toda instalação deve ser realizada com as ferramentas indicadas nos manuais fornecidos e recomendados pela Garen.

Quais são as peças que compõem um kit básico de ferramentas de um instalador?

Pois bem, vamos te ajudar a compor o seu kit de instalação ideal e com tudo que você precisa para realizar o seu trabalho de forma perfeita e descomplicada.

Chaves de fenda e Philips

As chaves de fenda e chaves Philips são os itens mais básicos do kit de instalação e não pode faltar na maleta de nenhum profissional técnico instalador. Isso porque elas são essenciais na maior parte dos produtos e são utilizadas para apertar parafusos tanto nas centrais eletrônicas como nos motores.

Multímetro

O multímetro também é popularmente conhecido como multitester, esta ferramenta é usada para medir diversos tipos de grandezas elétricas, mas principalmente a tensão (V) e corrente (A) de uma instalação. Este item é simplesmente fundamental na sua maleta de ferramentas.

O multímetro também mede a intensidade de resistências elétricas, frequência de sinais, temperatura, capacidade elétrica e diversas grandezas que envolvem os componentes elétricos.

Por toda a sua versatilidade e usabilidade, este item é obrigatório para os instaladores de automatizadores de portões, portas sociais e cancelas.

Jogo de alicates

O jogo de alicates é um dos itens mais versáteis da maleta de um instalador. Corte de fios, aperto e afrouxamento de porcas e parafusos, são somente algumas das atividades que comumente estas ferramentas são empregadas.

Os alicates que normalmente compõem um kit básico são:

  • Alicate com bico reto para anel externo;
  • Alicate com bico curvo para anel externo;
  • Alicate com bico reto para anel interno;
  • Alicate com bico curvo para anel interno

Furadeira

Fundamentais na hora de fixar os equipamentos nas paredes, um kit de instalar deve conter uma furadeira de impacto, pois elas possuem um desempenho melhor do que os outros modelos quando usadas em superfícies e paredes de concreto.

Além da furadeira, é indispensável que o instalador invista em um bom conjunto de brocas, que possam ser utilizadas para perfurar azulejo, concreto, madeira e metal.

Parafusadeira

As parafusadeiras foram criadas para facilitar e agilizar o trabalho dos instaladores e profissionais da área. Isso porque elas tornam a montagem de móveis e equipamentos muito mais prática, e reduz significativamente o tempo de instalação do produto.

Nos dias de hoje, uma parafusadeira é um item muito importante na maleta dos instaladores. Com um sistema similar ao de uma furadeira, este equipamento é capaz de apertar ou afrouxar parafusos de forma rápida e eficaz.

Ressaltando que alguns modelos de furadeiras possuem adaptadores capazes de executar as funções de uma parafusadeira, tendo em vista que o mecanismo de ambos os equipamentos são o mesmo.

Máquina de solda

As máquinas de solda portáteis são fundamentais se além do serviço de instalação do automatizador, você precisar mexer na estrutura de um portão de aço.

São utilizadas para unir dois materiais metálicos por meio de solda, apresentando versatilidade e fácil operação.

Trena

A trena, também conhecida como fita métrica retrátil, é outro item fundamental na maleta de um instalador eletrônico. A trena é um metro articulado usado para realizar medições lineares, e também em curvas.

Feita de uma fita de aço arqueável, a trena é capaz de medir em polegadas, pés, milímetros e centímetros.

Itens adicionais

Além das ferramentas citadas anteriormente, também é recomendado que o instalador carregue os seguintes itens em sua maleta:

  • Diversos tipos de pregos
  • Diversos tipos de parafusos e porcas
  • Buchas e ganchos
  • Nível
  • Estilete e tesoura
  • Óculos de proteção

Ferramentas para todos os gostos e usos

Há uma infinidade de ferramentas disponíveis no mercado, e cada instalador deve saber usá-las em prol de uma instalação perfeita.

O mais importante na hora de compor o seu kit de instalação é investir em produtos e ferramentas de qualidade que não vão te deixar na mão na hora de instalar os equipamentos.

As ferramentas de alta qualidade possuem validade indeterminada e facilitam significativamente a instalação e manutenção de peças.