motor para portão
Dicas de Instalação

Como aproveitar ao máximo o desempenho do motor para portão?

O motor para portão não apresenta o desempenho esperado? Parece mais lento do que o normal? Conheça dicas de como melhorar a performance da máquina e aumentar a sua vida útil.

Facilmente encontrado em residências, estabelecimentos comerciais e nas indústrias, os portões automáticos caíram no gosto do público brasileiro. Contudo, o que poucos sabem é que cuidar do motor para portão com manutenções regulares e instalação correta é essencial e garante a funcionalidade do produto.

Basicamente, os portões automáticos funcionam por meio de um acionamento, que acontece entre o controle e o motor (central).

Basta um clique e pronto. O portão abre ou fecha em questão de segundos, sem necessidade de esforço por parte do proprietário.

Os motores para portão eletrônico precisam de cuidados, assim como motores para carros ou outras máquinas, pois desta forma a performance não é comprometida e o produto trabalha melhor.

Um dos maiores responsáveis por garantir o bom desempenho do motor é o instalador, que precisa se manter atualizado para fornecer o melhor serviço. Confira dicas:

Verifique a funcionalidade e informações técnicas do motor para portão

As informações técnicas trazem dados sobre as funcionalidades e características do produto. Entre as mais comuns, estão:

  • Tipos de aplicação – Em quais situações o motor pode ser instalado;
  • Alimentação em volts;
  • Quantidade de ciclos/hora;
  • Velocidade Nominal;
  • Tempo de abertura;
  • Peso máximo que o motor carrega;
  • Entre outros;

Veja como exemplo, a KDZ TSI da Garen.

Use acessórios de qualidade no motor para portão

Por mais que o motor para portão seja robusto e potente, ele não apresentará um bom desempenho se os acessórios usados não estiverem de acordo. Além disso, os controles, cremalheiras e fotocélulas precisam ser compatíveis.

Neste caso é recomendado usar todos os produtos de uma mesma marca para garantir a boa funcionalidade.

A qualidade do portão automático garante o desempenho do motor para portão

Outra questão importante é a qualidade do portão automático, pois ele não pode estar desalinhado ou enferrujado. Boa parte dos problemas apresentados no automatizador, acontecem, na verdade, por falta de uso correto da máquina nos portões.

O instalador que realiza a instalação também deve ficar atento ao ambiente onde o produto foi colocado. Em algumas situações, pequenas mudanças de posição garantem a vida útil do motor.

Instalação correta é essencial para o bom funcionamento do motor para portão

A chave para aproveitar ao máximo o desempenho do motor para portão é a instalação correta, ou seja, é necessário estudar a situação antes de começar qualquer trabalho.

Um bom instalador precisa:

  • Verificar o local onde o produto será instalado;
  • o tipo de produto que o cliente deseja;
  • as opções disponíveis que se encaixam a situação.

Por exemplo, residências com pouco espaço devem aderir a portões basculantes. Por isso, o profissional verifica o catálogo de produtos e instala o motor para portão basculante que se encaixa as necessidades daquele consumidor.

Um condomínio com alto fluxo de carros necessita de um motor desenvolvido para alto fluxos, assim como uma residência precisa de um motor para baixo fluxo, etc.

Para facilitar a sua vida na hora de instalar um produto, baixe os manuais técnicos. É gratuito!