Existem diversos tipos de portão para as mais variadas necessidades e gostos, cada qual apresenta suas vantagens, mas é preciso estar atento na hora de escolher o melhor modelo para sua casa ou empresa, porque ele precisa, além da estética, ser prático e funcional.
Na maioria das vezes, um portão tem como objetivo principal oferecer proteção para um local e para os moradores do imóvel, mas, ele pode também tornar a fachada de um imóvel muito mais atrativa, moderna e bonita.
Os modelos englobam deslizante, pivotante e basculantes. Eles podem ser manuais ou automatizados, que oferecem mais segurança, conforto e praticidade para todos.
Para ajudar na escolha, nesse post você vai saber mais detalhadamente sobre cada um dos tipos de portão. Continue lendo e conheça cada um deles!
Os tipos de portão mais conhecidos
Como citamos, os tipos de portão mais conhecidos são o deslizante, o pivotante e o basculante. Vamos explicar cada um deles separadamente:
– Portão Deslizante
O portão deslizante é um dos mais utilizados no Brasil. Ele também é chamado de portão de correr.
Isso acontece, pois, ele pode ser confeccionado sob medida, com grandes aberturas e larguras diversas, mas, nesse caso, será necessário espaço lateral disponível e suficiente para que ele possa correr.
O portão deslizante pode ser em alumínio, PVC, madeira ou vidro, porém o alumínio possui alta resistência e é inclusive resistente a áreas litorâneas, não sofrendo interferência da maresia.
Ainda existem portões de correr de uso manual, nesse caso, para ele funcionar, é preciso que alguém faça a operação de abrir e fechar, empurrando ou puxando-o para que as roldanas passem pelo trilho.
Hoje, a maioria dos portões deslizantes são automatizados devido à simplicidade na instalação e viabilidade financeira para isso, o que proporciona ao morador ou usuário mais conforto, praticidade e segurança.
– Portão Pivotante
Já o pivotante, apresenta como uma das grandes vantagens não necessitar de mais espaço lateral para correr, apenas espaço na à frente ou atrás dele. Este modelo é um dos tipos de portão mais tradicional que existe.
Quando o tamanho do espaço é pequeno, ele pode ter apenas uma folha.
Os portões pivotantes podem ser feitos em ferro, madeira, aço ou em alumínio, mas, podem ser feitos de outros materiais.
Geralmente, é composto por duas folhas que se abrem ao meio, cada uma das partes faz o movimento tradicional de uma porta comum.
Quando abertos, eles ocupam parte da calçada ou do interior do terreno onde está instalado, por isso, ele é muito usado em chácaras, áreas residenciais e sítios, lugares que não têm grande fluxo de pessoas entrando e saindo.
Quando automatizado garante mais segurança e comodidade para quem usa.
Para automatizar o portão pivotante é utilizado um motor para cada folha que, geralmente, é instalado junto às colunas de fixação dele.
– Portão Basculante
O basculante também é um dos tipos de portão fáceis de serem encontrados. Por conta da sua abertura que ocupa menos espaço lateral em relação aos outros, muitas residências e estabelecimentos comerciais instalam ele nas suas entradas. Principalmente regiões onde as fachadas dos imóveis são pequenas, como na cidade de São Paulo, por exemplo.
Ele abre para cima e permanece suspenso na horizontal enquanto está aberto, portanto, possui uma única folha.
Para instalá-lo é preciso atentar para a altura que terá depois de aberto para que comporte a entrada e saída dos veículos que usam o local.
Eles podem ser de madeira, alumínio, PVC, entre outros materiais, e, geralmente, são instalados em prédios, casas e comércios que não tem espaço lateral para um portão deslizante.
Quando instalado, o proprietário do imóvel já opta pela automatização devido à alta complexibilidade para que opere manualmente.
Para automatizar esses tipos de portão, todo o sistema é fixado em uma das colunas que dão sustentação, podendo ser na da direita ou esquerda.
A Garen possui uma linha completa de Portões 100% estruturados em alumínio, incluindo opções de basculante com social embutido e três opções de cores (amadeirado, preto e branco) com garantia, bem como as melhores opções de motores para automatização, oferecendo uma Solução completa em design, funcionalidade e tecnologia!
A automatização dos tipos de portão
Como você observou, a automatização é possível para todos os tipos de portão, independentemente do material dele e da utilização (residencial ou comercial).
Com ela, o seu imóvel fica mais valorizado e, com certeza, oferecerá mais segurança a todos que o utilizam, sem contar a comodidade de não precisar sair do carro para abri-lo ou fechá-lo.
Agora que você conhece os tipos de portão, que tal acessar o nosso site e conhecer em detalhes as soluções Garen para automatização?!