Inovação garante mais segurança e redução de custos em condomínios
A preocupação com a violência é algo cada vez mais em alta em todos os lugares e em condomínios não é diferente. Em função dessa realidade, uma excelente solução é a portaria virtual, que garante aos moradores mais segurança ao mesmo tempo que reduz despesas.
As portarias virtuais ganharam popularidade nos últimos anos, pois unem duas vantagens muito atraentes: a redução de custos e o aumento da segurança. Essa é uma forma moderna de administrar a entrada e saída de pessoas, além de trazer muitas vantagens para moradores e clientes.
Como funciona a portaria virtual?
Também conhecida como portaria remota, inteligente ou autônoma, a portaria virtual funciona sem a presença física de um porteiro. Ela está diretamente ligada a uma central onde tudo é controlado e opera com um sistema de câmeras, identificação automática, sensores de presença e portões automáticos. O controle de acesso é feito 24h, monitorando a entrada e saída de moradores, visitantes, veículos e entregas, que é feita por meio da comunicação com um agente diretamente da central de monitoramento.
É importante ressaltar que o condomínio deve contratar uma empresa terceirizada, que ficará responsável pela portaria do prédio. Esse tipo de serviço costuma ser mais seguro que um porteiro, já que tudo é automatizado e vigiado 24h, o que evita a possibilidade de falhas humanas.
Segundo a Associação Brasileira de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), a empresa contratada para fazer esse serviço deve ser capaz de gerenciar o fluxo de acesso ao condomínio e ainda possuir uma equipe muito bem treinada em monitoramento e atendimento, para dar as respostas eficazes em situações de risco.
Recomendações
Apesar de muito benéfica, nem todos os tipos de condomínio podem usufruir de uma portaria virtual, uma vez que é mais difícil sua implantação e bom desempenho em empreendimentos de grande porte, com mais de uma portaria e diferentes entradas de garagem, o que torna os custos muito elevados. Assim, esse tipo de portaria é recomendado, em geral, para edifícios com até 100 unidades.
Além disso, o perfil de moradores deve ser levado em consideração. É fundamental que os mesmos estejam bastante interessados em realizar a mudança da portaria comum para a virtual, eles também devem estar comprometidos em cumprir todos os procedimentos de segurança.
Outro ponto importante é a facilidade de adaptação ao sistema, por exemplo, em condomínios com um grande número de idosos pode ser mais difícil a adaptação ao sistema.
Tecnologias usadas
Algumas das tecnologias mais comuns nesse tipo de portaria são:
- Software de Controle de Acesso;
- Sistemas de biometria, apps ou tags;
- Sistema de Câmeras;
- Sistema de Alarme;
- Cerca elétrica;
- Hardware de Controle de Acesso;
- Automatização de porta e portões;
- Backup das imagens.
Benefícios
Um dos principais benefícios da portaria virtual é a segurança, pois a ausência de um porteiro físico no local evita as chances de o profissional ser rendido por criminosos, uma vez que, ao invadir um condomínio, o primeiro objetivo dos criminosos, geralmente, é controlar a portaria. Ademais, será preciso a instalação de câmeras nas áreas comuns, portanto, o prédio terá mais aparatos à disposição para segurança.
Com a portaria virtual é possível reduzir entre 50% e 70% os gastos condominiais, pois ela irá substituir o trabalho de porteiros (e portanto, salário, benefícios trabalhistas, treinamentos, ar-condicionado, manutenção). A ideia é que agentes, de maneira remota, abram e fechem portões e garagens, além de ficar de olho 24 horas no condomínio por meio de câmeras e interne