Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica (Abese), a busca por soluções de tecnologia em segurança residencial aumentou 40% desde o início das medidas de isolamento social. Essa tendência, impulsionada hoje pela estadia prolongada em casa e pela necessidade de evitar contato físico, deve se manter mesmo após o isolamento.
Afinal, o Brasil é um dos países que mais cresce na preocupação com a segurança e as vantagens proporcionadas pela automação nessa área são inúmeras. Neste texto, vamos apresentar algumas das tecnologias de automação residencial disponíveis para quem quer se beneficiar dessas vantagens. Acompanhe!
Automatizadores de portões e controle de acesso de veículos
Os automatizadores de portões são um bom exemplo de como a automação residencial já está mais próxima do que costumamos pensar.
Essa tecnologia está presente em boa parte dos lares das grandes cidades e permite que o portão seja aberto automaticamente, sem a necessidade de que o motorista desça do carro ou o porteiro saia da guarita. Dessa maneira, ela reduz o tempo que a pessoa passa exposta, seja dentro do carro esperando pelo porteiro ou do lado de fora, abrindo o portão.
Já o controle de acesso, ideal para ambientes de grande movimento, impede que veículos desconhecidos acessem o prédio ou condomínio e permitem manter um registro de quem entrou e saiu. Ele pode ser feito por meio de diversas tecnologias, com cartões RFID, biometria ou mesmo reconhecimento facial.
Fechaduras inteligentes
Outro exemplo de automação que vem se tornando cada vez mais popular, essa é uma tecnologia excelente para quem busca segurança residencial.
Isso porque, diferentemente das tradicionais chaves, as fechaduras inteligentes utilizam mecanismos muito mais difíceis de enganar ou de serem extraviados, como biometria, senhas, cartões RFID e até mesmo aplicativos em smartphones.
Além disso, assim como no caso das tecnologias de controle de acesso que mencionamos no tópico anterior, as fechaduras inteligentes permitem manter um registro de quem esteve no ambiente e em quais momentos.
Sensores de presença
Os sensores de presença são utilizados principalmente para controlar a iluminação dos ambientes e, dentre suas principais vantagens, uma muito citada é a economia de energia. Afinal, eles evitam que as luzes fiquem acesas sem necessidade, quando não há ninguém no ambiente.
Porém, esses sensores também contribuem fortemente para a segurança residencial, uma vez que evitam que você seja surpreendido ao chegar ou sair de casa à noite. Além disso, eles servem como uma maneira de sinalizar quando alguém se aproxima da casa. Ainda, os sensores ajudam a evitar que você se acidente, uma vez que melhoram a visibilidade durante a noite.
Barreiras com cerca elétrica
Você sabia que barreiras com cerca elétrica também são um exemplo de automação residencial? Afinal, trata-se de um sistema que utiliza tecnologia para automatizar processos (nesse caso, a segurança) conectado a uma central.
No caso da cerca elétrica, essa central envia pulsos de alta voltagem e baixa amperagem (ou seja, uma corrente forte com intensidade fraca), garantindo que o sistema seja eficaz, mas não letal. Quando algo entra em contato com a cerca, ela faz a descarga de energia e ativa o alarme de segurança.
A cerca elétrica é um dos sistemas de segurança mais utilizados atualmente, tanto nos centros urbanos quanto em propriedades rurais, e, quando combinada com outras tecnologias de automação residencial, torna-se ainda mais eficaz.
Como podemos ver, já existem diversos sistemas acessíveis que permitem aumentar a segurança residencial por meio da automação, e a tendência é que sejam ainda mais procurados à medida que novas tecnologias forem surgindo. No nosso canal do youtube você aprende um pouco mais sobre a instalação desses acessórios para automação.
Continue nos acompanhando para conhecer os próximos lançamentos da Garen na área de automação e confira também este texto sobre segurança eletrônica para entender ainda mais sobre seus benefícios!