A biometria digital é uma tecnologia que permite o cadastramento de dados e o controle de acesso por meio de características do corpo humano. Já é uma realidade no nosso dia a dia, e não apenas nos filmes de ficção científica!
Neste artigo, você vai conhecer a fundo esta tecnologia, a sua importância no cotidiano de todos e como pode dar mais segurança para as nossas informações de identificação.
Confira!
O que é biometria digital?
A biometria digital é uma tecnologia que utiliza as características biológicas do nosso corpo em diversos mecanismos de identificação.
Isso faz com que essa tecnologia tenha diferentes tipos de identificações biométricas que você vai conferir com mais detalhes no item a seguir.
Os dispositivos que usam a tecnologia fazem a chamada autenticação biométrica que se divide em duas etapas: registro no sistema e o reconhecimento da característica.
É feita uma amostra da característica que será utilizada para fazer o reconhecimento e o cadastro que é obtido por meio de leitores óticos, scanners, microfones e outros dispositivos.
Com o cadastro feito, basta o usuário fornecer as informações para a autenticação e/ou verificação das informações.
Aplicações da biometria no nosso dia a dia
É possível encontrar a presença dessa tecnologia no cadastramento biométrico que a Justiça Eleitoral vem adotando, desde 2008, nas eleições, dando mais segurança na identificação do eleitor na hora de votar.
Nas últimas eleições de outubro de 2018, o cadastramento biométrico foi utilizado em grande parte do Brasil e já é uma obrigatoriedade para eleitores de vários estados.
Outro exemplo de uso da biometria no controle de informações é no Congresso Nacional. Lá os políticos precisam se autenticar nas votações e fazem isso através da impressão digital.
Tanto empresas como residências podem se beneficiar das vantagens que o controle de acesso por biometria pode proporcionar. Mais abaixo você vai conferir em detalhes os benefícios disso.
Tipos de leituras biométricas
São várias as formas de se fazer as leituras biométricas para capturar as diferentes características e comportamentos das pessoas.
Abaixo listamos alguns tipos de leitores biométricos para você conhecer.
– Reconhecimento facial
Na leitura biométrica por reconhecimento facial a máquina coleta uma imagem tridimensional a partir de pontos de referência do rosto e faz uma ligação usando algoritmos e cruzamento com banco de dados para poder reconhecer o indivíduo.
– Impressão digital
Bem conhecida e antiga, a leitura biométrica por impressão digital é um método barato, rápido, confiável e seguro de coleta de dados. Por serem únicas as impressões dificilmente os conflitos aparecem.
O sistema consegue captar a imagem da impressão digital por meio de um leitor biométrico óptico e depois faz a comparação com um banco de dados que possui imagens das digitais gravadas.
– Íris
A identificação pela íris (membrana que fica ao redor da pupila) é muito segura, pois a geração da imagem é feita por um infravermelho e apresenta especificidade únicas do indivíduo. Geralmente é um método mais preciso do que o da impressão digital, por exemplo.
– Retina
Na identificação pela retina também é utilizado um infravermelho para analisar a formação dos vasos sanguíneos localizados no fundo do olho.
O dispositivo consegue “escanear” a retina e as chances de erros são mínimos. Por isso é um método muito confiável e seguro.
– Voz
Na leitura biométrica por voz são analisadas as cordas vocais da pessoa, mas apesar de ser preciso, é um método bem demorado, pois qualquer ruído que surgir durante o processo pode atrapalhar na coleta das informações.
– Geometria da mão
Por fim, temos a identificação pela geometria da mão que mede o tamanho da mão, o comprimento dos dedos e as articulações.
É muito utilizado pelas indústrias para aplicações de controle de acesso, pois é possível processar com rapidez uma grande quantidade de usuários.
Benefícios do controle de acesso por biometria digital
Como comentado, uma das aplicações da biometria digital é no controle de acesso e isso pode proporcionar quatro benefícios que você vai acompanhar abaixo.
1. Armazena as informações
O controle de acesso por biometria consegue fazer o armazenamento das informações sobre a entrada de pessoas em um local.
Com isso, o responsável pela organização têm acesso aos detalhes de toda a movimentação, como por exemplo, o tempo que uma pessoa permaneceu no local.
2. Maior segurança
Para locais de acesso restrito e com controle sobre a circulação das pessoas, a biometria ajuda a garantir mais segurança interna, pois vai exigir a identificação e validação dos indivíduos.
É recomendada para ambientes como salas de diretoria e de distribuição de medicamentos.
3. Diminui o risco de clonagem
Com um sistema de controle biométrico, fica praticamente impossível clonar as informações para depois tentar fraudar ou falsificar as identidades.
4. Evita o esquecimento das senhas
Além da segurança, um sistema com biometria no controle de acesso garante uma maior tranquilidade e praticidade para o responsável pela gestão da segurança, pois evita o esquecimento e a perda de senhas de funcionários.
Fechaduras Garen podem ser acopladas em sensores biométricos
Todas as fechaduras Garen, sejam elas elétricas ou eletromagnéticas, podem ser acopladas a equipamentos de controle de acesso com sensores biométricos.
Além disso, existem modelos de fechaduras elétricas com acionamento por meio de leituras biométricas como impressão digital e leitura óptica.
Alguns deles tem capacidade para registrar centenas de digitais diferentes para garantir praticidade aos mais diversos ambientes.
Conheça mais sobre as fechaduras Garen que podem ser aplicadas para ambientes comerciais em portas sociais, cancelas e em residências.
Conclusão
Neste artigo você pôde conhecer a fundo sobre a biometria digital, seus tipos disponíveis e também as suas diversas vantagens para aplicações como controle de acesso para ambientes com alta circulação de pessoas.
Para saber mais sobre as diversas soluções para controle de acesso e automatização, continue acompanhando nossos conteúdos no blog da Garen.
Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades, promoções e dicas do mercado de instalação.
E se curtiu, compartilhe nas suas redes sociais para que as pessoas conheçam mais sobre a biometria digital.