Nos últimos meses, temos pensado mais do que nunca em como deixar nossa casa mais confortável. Uma das maneiras de fazer isso é por meio da automação residencial, a utilização de tecnologia para facilitar e automatizar algumas tarefas rotineiras ou habituais. Com tecnologias mais simples do que se pode pensar, como sensores de presença e temporizadores, os moradores de uma casa inteligente (ou smart house) podem controlar e monitorar os aparelhos pela palma da mão, direto do celular.
Se você está procurando maneiras de tornar o seu tempo em casa ainda mais agradável, ou se quer aproveitar todo o potencial do seu lar, continue lendo este texto e conheça 3 benefícios de ter uma casa inteligente.
1º – Segurança
Tornar a casa mais segura é fundamental para se sentir confortável no seu lar, e a automação residencial é uma grande aliada nisso. Uma casa inteligente oferece amplas possibilidades de reforçar a segurança, das já conhecidas câmeras de vigilância, cujo vídeo pode ser acompanhado em tempo real pelo celular, às trancas automatizadas, que podem ser acionadas a distância, permitindo que você entre em casa mais rápido.
Outra tecnologia que costuma estar presente em uma smart house são os sensores de presença inteligentes. Como o nome indica, eles identificam quando há alguém no ambiente e acendem as luzes automaticamente, por um tempo que pode ir de 10 segundos a 5 minutos, dependendo da sua preferência.
Esses sensores podem detectar a presença de pessoas em um ângulo de 360º e até 6 metros de distância para acionar as luzes. Assim, você corre menos riscos de se acidentar ou de ser surpreendido por alguém que poderia tirar vantagem da escuridão e te abordar enquanto você chega em casa, por exemplo.
2º – Conforto e praticidade
Uma das características mais marcantes das smart houses é a integração. Por meio de tecnologias como assistentes virtuais e sistemas de automação residencial, o dono de uma casa inteligente pode controlar praticamente tudo no ambiente sem sequer se levantar do sofá, usufruindo de muito mais conforto e praticidade.
É possível concentrar todos os controles remotos infravermelhos em um único dispositivo, reproduzir ou pausar músicas, e controlar a iluminação e a temperatura a distância por meio do celular ou outro dispositivo. Imagine sair do trabalho em um dia quente e programar o ar-condicionado para encontrar a casa fresquinha quando chegar!
3º – Economia de energia
Além da segurança e da comodidade, os exemplos que já citamos de automação residencial trazem ainda mais um benefício: a economia de energia. As tecnologias utilizadas em uma smart house permitem gerenciar e monitorar o consumo de energia da casa, bem como configurar aparelhos para serem desativados automaticamente quando não estiverem sendo utilizados.
Muitos dispositivos eletrônicos gastam energia sempre que estão conectados à rede elétrica, mesmo que não estejam ligados — é o caso de televisores e notebooks, por exemplo, que ficam em standby quando estão desligados. Com uma casa inteligente, você consegue identificar esses casos e interromper a alimentação de energia para esses aparelhos, te poupando de ter que desconectá-los da tomada toda vez que parar de usar e reduzindo os custos na hora de pagar a conta de energia.
Além disso, você também pode programar as luzes da sua casa para se apagarem depois de um determinado horário, evitando que alguma seja esquecida acesa por toda a noite. Se você gostar de deixar alguma iluminação na casa mesmo à noite, ainda tem a opção de diminuir a intensidade da lâmpada, poupando energia. Esses são apenas alguns benefícios de uma casa inteligente para a sua vida. Com as tecnologias certas, a sua criatividade é limite para o que a automação residencial pode fazer por você.
Fique ligado que em breve poderá conhecer as soluções completas da Garen para uma casa inteligente na palma da sua mão!