O ano é 2007. Vestindo seu “uniforme” característico — calças jeans-claro simples, uma camiseta preta de mangas compridas e um par de tênis cinzas —, o então presidente da Apple, Steve Jobs, revolucionou o mundo com o próximo lançamento da empresa: o iPhone, que inaugurou a era dos smartphones.
A revolução imaginada por Jobs era centrada na possibilidade de fazer ligações com um único toque numa tela. Hoje, com o desenvolvimento dos smartphones e a popularização da Internet das Coisas, com esse “único toque” já é possível controlar praticamente qualquer coisa na casa, sendo uma poderosa ferramenta de automação residencial.
Neste texto, vamos explicar como funciona a automação residencial pelo celular, por que ela não fica atrás de um projeto mais robusto de automação, e o que é possível automatizar com um toque na tela do smartphone. Acompanhe!
Como funciona a automação residencial pelo celular?
Para responder a essa pergunta, é preciso, primeiro, entender como funciona a automação residencial de modo geral. O conceito é bastante simples: os aparelhos eletrônicos do imóvel são conectados a uma central de comando, a partir da qual o dono da casa pode programá-los e controlá-los de maneira automática.
Para isso, entra em cena a chamada Internet das Coisas ou IoT (do inglês internet of things). Apesar de, para algumas pessoas, a IoT ainda ser um conceito novo, o termo já está por aí desde 1999, quando foi proposto por Kevin Ashton, pesquisador do MIT. Em termos simples, a Internet das Coisas é a ideia de conectar objetos cotidianos uns aos outros ou à rede mundial de computadores.
Já deu para adivinhar onde entra o celular nesse modelo? Por meio da Internet das Coisas, ele pode cumprir o papel de central de comando, conectando-se aos dispositivos da casa por meio de aplicativos próprios para isso. Assim, todos os controles ficam reunidos no smartphone.
Por que fazer a automação residencial pelo celular?
Algumas pessoas podem pensar que um projeto de automação residencial “de verdade” precise, necessariamente, de um sistema robusto e próprio para isso, ou que o celular não é potente o bastante para cumprir esse papel. Porém, essas pessoas subestimam a capacidade de processamento dos celulares de hoje (que, vale mencionar, são mais potentes que os computadores que levaram o ser humano à Lua!).
Ou seja: você já tem uma parte da tecnologia de que precisa para automatizar sua casa. Dessa maneira, o investimento inicial fica reduzido em comparação com um projeto de automação mais elaborado. Além disso, nesse modelo de home automation, a instalação costuma ser muito simples, bastando substituir alguns dos aparelhos que você quer automatizar.
A automação pelo celular tem ainda mais uma vantagem em relação a projetos nos quais a central não se comunica com ele: seu celular vai com você para qualquer lugar. Dessa maneira, você pode controlar sua casa onde quer que você esteja.
O que é possível automatizar pelo smartphone?
A automação residencial pelo celular é bastante simples, mas nem por isso é menos abrangente. Os limites para o que é possível automatizar por esse modelo vão depender dos dispositivos inteligentes que você adquirir: desde que eles possam se conectar à internet e ao seu celular, você pode automatizá-los a partir do smartphone.
Para incentivar sua criatividade, vamos conhecer algumas possibilidades a seguir.
Câmeras de segurança
Hoje em dia, já é comum encontrar prédios e residências que contam com circuito fechado de televisão (as famosas câmeras de segurança) cujas imagens podem ser acessadas em tempo real por meio do celular. Esse é um excelente exemplo de automação residencial pelo smartphone.
A instalação é bastante simples e não difere em quase nada do modelo tradicional de CFTV. Depois que as câmeras estiverem funcionando, basta fazer o download do aplicativo no celular e configurá-lo para ter acesso às imagens de onde estiver.
A linha G.Smart conta com diversas opções de câmeras Wi-Fi que dispensam centrais, basta conecta-las e já é possível controlar via aplicativo.
Módulos Wi-Fi de portão
Os módulos de portão Wi-Fi são, talvez, o próximo passo dos controles remotos de portões automatizados. Com eles, como o nome indica, é possível conectar o seu portão a internet e controlá-lo onde quer que você esteja, a partir do celular.
Assim como no caso das câmeras de segurança, a instalação é bastante simples e basta fazer o download do aplicativo e seguir as configurações no celular. A partir daí, é possível abrir e fechar o portão a distância, bem como receber notificações toda vez que ele for acionado.
O módulo Wi-Fi Garen é uma placa de acionamento remoto que está disponível em 2 modelos de 1 e 4 canais. Com ele você controla via aplicativo até 2 portões eletrônicos com pulso na botoeira da central de comando. Também é possível acionar fechadura elétrica de portão social e iluminação.
Sistema de iluminação
O sistema de iluminação é outra possibilidade de automação residencial pelo celular cuja instalação é bastante simples. Basta substituir as lâmpadas da sua casa por lâmpadas inteligentes e conectá-las ao seu celular. Além de acender e apagá-las pelo telefone, algumas marcas possibilitam também alterar a intensidade da iluminação ou até mesmo a cor das lâmpadas.
Pelo app G.Smart, você também pode agendar horários para acender ou apagar as luzes, tornando sua casa ainda mais segura de onde estiver.
Tomadas elétricas
Se você já se pegou a meio caminho do trabalho se perguntando se deixou o ferro de passar roupas ligado, vai adorar saber que, com a automação residencial, você pode conferir e resolver esse problema sem precisar dar meia-volta. Basta sacar o celular do bolso, acessar o aplicativo e desativar a alimentação das tomadas inteligentes da sua casa.
Para isso, não é preciso quebrar nada nem trocar a fiação, apenas adquirir plugs específicos para automação residencial. Parecidos com adaptadores de tomadas, como o Plug Wi-Fi Garen, eles são conectados entre o cabo do dispositivo e a entrada de energia, e interrompem ou permitem a alimentação de eletricidade segundo a sua configuração.
Conecta os eletrodomésticos ou eletrônicos de até 1000W de potência. Você pode monitorar em tempo real o consumo de energia dos seus equipamentos conectados ao Plug Wi-FI, gerando maior economia. Além de poder programar e agendar o melhor horário para ligar ou desligar automaticamente seus aparelhos eletrônicos de onde estiver pelo app G.Smart.
Ar-condicionado
Já imaginou em ajustar a temperatura do seu ar-condicionado antes mesmo de chegar em casa? Com a automação residencial é possível comandar todas as funções do seu aparelho por meio do celular com internet. Dessa maneira, você pode escolher a temperatura, ligar ou desligar o aparelho, e até mesmo programar horários de funcionamento, isso tudo direto na tela do smartphone.
Controle universal
Outra possibilidade é transformar o celular em um controle universal. Além de programar todos os dispositivos conectados à internet, você também consegue utilizar a automação residencial para controlar os dispositivos que funcionam com sinal infravermelho. Ou seja, mesmo se a sua televisão não for smart, você pode utilizar o celular como controle remoto, desde que seu aparelho tenha sinal infravermelho.
Com o Controle Remoto IR da Garen basta ligar e conectar a rede Wi-Fi e selecionar os aparelhos com sinal infravermelho que você quer controlar.
Quando Jobs deu seu hoje famoso discurso de apresentação do iPhone, ninguém poderia imaginar o tamanho que sua revolução alcançaria. As possibilidades de automação residencial pelo celular vão muito além daquele “único toque” imaginado pelo magnata, abrindo inúmeros caminhos para quem sonha com uma casa inteligente.
A linha G.Smart é ideal para automatizar e transformar sua casa em uma casa inteligente, onde você poderá controlar todos os dispositivos através seu smartphone ou por comando de voz pelo app G.Smart, que está disponível para download nas lojas de aplicativos de iOS e Android.
Confira também este outro texto sobre o que a automação pode fazer por você e conheça mais sobre essas possibilidades!