Condomínios, escolas, universidades, aeroportos, empresas… Com certeza você já se deparou com catracas controlando o acesso de pessoas nesses e em vários outros lugares, nos mais diversos contextos. Mas como será que essa solução surgiu?
A origem da catraca está muitas vezes associada ao merceeiro Clarence Saunders e sua rede de supermercados Piggly Wiggly, na ocasião em que o estadunidense adotou um mecanismo rotativo que controlava o acesso das pessoas que visitavam suas lojas, no começo dos anos 1900.
Entretanto, uma outra história conta que, por volta do século XVIII, agricultores britânicos desenvolveram rusticamente um aparato giratório incorporado a um portão e cerca que permitia a passagem de apenas uma pessoa, mas não a dos animais que pastoreavam na parte de dentro do cercado, nem dos que poderiam aparecer do lado de fora. Essa era uma grande vantagem, uma vez que evitava uma fuga dos animais e garantia sua proteção contra predadores.
Depois dessa viagem no tempo, voltamos para os dias atuais e, independentemente de qual história você queira adotar como a verdade absoluta sobre a origem das catracas, o fato indiscutível é que elas são soluções ultrasseguras para o controle de acesso a estabelecimentos comerciais e locais com grande fluxo até (e principalmente) hoje em dia, reduzindo índices de criminalidade e evitando muita dor de cabeça. Por isso, no texto de hoje você vai conhecer as vantagens oferecidas pelas catracas e quais os diferenciais que a Garen te apresenta. Continue a leitura!
Por que a catraca é importante para o controle de acesso?
Hoje, as catracas não servem apenas para bloquear passagens, como era o intuito inicial de quando foram “concebidas”. As soluções mais modernas têm características e funções que garantem altíssimo desempenho, com tecnologia de ponta para reconhecimento de credenciais e muita robustez.
Outro fator extremamente benéfico é que as catracas permitem passagem apenas às pessoas que possuem uma autorização para isso, inibindo a entrada de pessoas que não são desejadas ou não possuem credenciais para visitar determinado local.
As catracas modernas contam com um sistema de travamento eletromecânico, que atua somente quando a passagem for autorizada, encontrando-se normalmente travado. Esse sistema também possui solenóides (dispositivos que convertem energia elétrica em mecânica), que controlam o fluxo de usuários de forma independente entre entrada e saída.
Além disso, as catracas podem receber até 30 pessoas por minuto, entretanto não autorizam a passagem simultânea de dois ou mais usuários, o que permite controlar o número de pessoas que entram e saem do local.
Fora esse conceito de controle de acesso, segurança e tecnologia, as catracas também agregam visualmente ao ambiente onde estão instaladas, uma vez que são peças robustas e modernas, desenvolvidas com soluções de design finamente elaboradas.
As super soluções em catracas da Garen
Considerando todos esses benefícios que agora você conhece, a Garen, com seus 10 anos de experiência e referência no mercado de automatização, desenvolveu as catracas G.Track para atender as mais diversas demandas e ambientes.
• G.Track Tripé Semiautomática
Essa catraca é ideal para condomínios, estabelecimentos comerciais e indústrias! Possui passagem única, em gabinete fechado e com mecanismo de 3 braços; além disso, a G.Track Tripé Semiautomática conta com estrutura do monobloco e gabinete em inox AISI 304 com chapa de 1,2mm, braços também em inox AISI 304 com diâmetro de 38mm, mecanismo com tratamento anticorrosivo, sistema com dois solenoides para controlar o fluxo de usuários de forma independente, pictogramas de orientação com LEDS de alto brilho.
Possui uma placa de acionamento que recebe um contato seco de controladoras, e/ou dispositivos Faciais, além de controlar os pictogramas, informando se a catraca está bloqueada, em manutenção e qual o sentido de passagem, sendo estes modos de funcionamento também controlados na placa da catraca que possui um display LCD com estas informações além dos contadores de passagem de entrada e saída de usuários.
Já o modelo G.Track Tripé Semiautomática – Projetos Especiais conta com as mesmas características, mas tem o diferencial de ser uma catraca altamente customizável, capaz de atender inúmeras especificações em grandes obras e projetos de engenharia mais complexos.
• G.Track PCD
Própria para fluxo de pessoas com deficiência física, a catraca G.Track PCD possui passagem única, em gabinete fechado e com mecanismo de porta para entrada de pessoas com mobilidade reduzida composta por uma estrutura de tubos em aço inox AISI 304 com diâmetro de 32mm.
A G.Track PCD ainda tem estrutura do monobloco, gabinete em inox AISI 304 com chapa de 1,2mm, sistema motorizado, mecanismo com tratamento anticorrosivo, sistema com dois solenoides para controlar o fluxo de usuários de forma independente, pictogramas de orientação com LEDS de alto brilho.
Os bloqueios apresentam características modulares e intercambiáveis entre si, permitindo que a configuração das linhas acompanhe a evolução das necessidades operacionais, de modo que, respeitadas as limitações dimensionais, os bloqueios possam ser realocados.
Agora que você conhece um pouquinho sobre a história e origem das catracas, suas vantagens para o controle de acesso e as opções que a Garen oferece para suprir as mais diversificadas demandas, acesse nosso site e confira onde encontrar o distribuidor mais próximo!
Garen, #TamoJunto!