Por muito tempo, as pessoas com deficiência foram excluídas pela sociedade, e vistas como incapazes de realizar qualquer atividade considerada “normal”. Com o passar dos anos, essa ideia vem sendo desfeita e essas pessoas têm mostrado que são capazes de viver normalmente em sociedade, bastando apenas um olhar mais carinhoso de quem os cercam.
A acessibilidade facilita, e muito, a vida das pessoas com deficiência. Simples adaptações já são o suficiente para integrá-las na vida em sociedade, deixando de lado um mal que, infelizmente, é comum nos dias atuais: a exclusão social. A implantação de rampas de acesso, elevadores, corrimãos e portas automáticas, por exemplo, já facilitam o acesso de PCD’s a diversos locais.
Portas automáticas
Uma forma de acessibilidade é a instalação de portas automáticas, que são abertas automaticamente por sensores ou pelo acionamento de botão. Essas portas são importantes especialmente para cadeirantes, pois os mesmos não precisam se articular tanto para abri-lás como no caso das portas com maçaneta, além também de evitar o esforço físico dos mesmos e possíveis colisões.
Muitas empresas já estão aderindo a esse modelo de portas, pois essas estão contratando mais pessoas com deficiência e, assim, se adaptando para melhor atender esses colaboradores. Essa preocupação na contratação de PCD’s e adaptação dos mesmos no ambiente de trabalho são pontos essenciais que contribuem substancialmente com a inclusão social no mercado de trabalho.
Padronização das portas automáticas
As portas comuns são fabricadas de diferentes tamanhos e formatos, se adaptando ao local onde elas serão instaladas sem pensar nas pessoas que irão utilizá-las. Esse tipo de porta dificulta a passagem de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, pois são estreitas demais, podendo até impedir a passagem.
Diferente das portas normais, as automáticas devem ser produzidas e instaladas seguindo algumas normas técnicas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). São duas normas regulamentadas pela ABNT/CEE-107, sendo elas: ABNT NBR 15202:2006 e ABNT NBR 16025:2012.
Para portas acionadas pelo usuário, os botões devem ser instalados em uma altura entre 0,90m e 1,10m da base do piso. Já para portas que abrem no sentido varredura, os botões devem estar numa distância de 0,80m e 1,00m da abertura, evitando colisões.
A GAREN, sendo uma indústria de controle de acesso e automação, com experiência no ramo, já se modernizou e segue todas as normas técnicas na produção de suas portas automáticas. Utilizando da mais alta tecnologia e investindo em produtos, a GAREN oferece inovação, conforto e praticidade em seus automatizadores. Seja para sua residência ou empresa, a GAREN está pronta pra te atender.