A porta automática é muito usada em estabelecimentos comerciais e empresariais, valorizando o ambiente, garantindo a segurança e trazendo modernidade ao local.
Por não necessitar de abertura manual, ela proporciona um ambiente confortável e prático para os usuários. As portas sociais automáticas, como também são conhecidas, são versáteis e podem ser fabricadas com vários materiais e em diferentes modelos, o que garante um excelente acabamento, bem como elegância na decoração.
Nesse post vamos falar sobre a funcionalidade da porta automática e apresentar 7 modelos que, certamente, cabem no seu empreendimento. Continue lendo e confira!
As portas automáticas na história da humanidade
Desde muito tempo o ser humano busca automatizar funções repetitivas e manuais. Lá no século I, o matemático e engenheiro grego Heron de Alexandria fez funcionar a primeira porta automática que se tem registro, em um templo da região! Na ocasião, ela funcionava com o acionamento do fogo.
Porém, depois de muito tempo, já no século XX, mais precisamente em 1965, as portas automáticas foram destacadas na série norte-americana Get Smart.
Em seus episódios, o personagem Max Smart, interpretado pelo ator Don Adams, caminhava por um longo corredor formado por dezenas de portas automáticas, mostrando a tecnologia e a segurança em uma grande agência de investigações do Governo Americano.
Já na época, elas eram acionadas por dispositivos eletrônicos, os sensores.
Hoje as portas automáticas estão presentes no nosso dia a dia, em bancos, supermercados, clínicas, enfim, na maioria dos estabelecimentos comerciais.
Como funciona uma porta automática?
Independentemente do tipo ou projeto, todas funcionam por meio de sensores que acionam o processo de abrir e fechar.
Esses sensores também evoluíram com a tecnologia e hoje têm algumas divisões:
– Sensores de pressão
No início da automatização através da tecnologia, as portas automáticas, de forma geral, funcionavam por meio do sensor de pressão.
Ele é uma espécie de tapete de controle que era instalado próximo à porta para detectar a presença de pessoas.
Os tapetes, assim que detectavam mudanças no peso ou na pressão no lugar que estavam instalados, abriam ou fechavam as portas.
Hoje, essa tecnologia está obsoleta e os sensores funcionam, na sua maioria, de duas maneiras, por movimento ou temperatura, e são classificados entre ativos e passivos.
– Sensores ativos
O sensor ativo é o mais comum na automatização das portas.
Ele funciona como um sensor de presença e toda a sua ação se dá por meio de ondas infravermelhas que são transmitidas ao receptor.
Quando uma pessoa se aproxima do raio de alcance do receptor, irá interagir com as ondas, fazendo com que o receptor não as receba.
Esse processo faz com que o sistema entenda que a porta não pode ser fechada.
Quando a pessoa já não está mais no alcance, as ondas serão recebidas, dando o sinal que a porta pode ser fechada.
Esse sistema também é muito utilizado nas portas de elevadores.
– Sensores passivos
O sensor passivo é mais sensível que o modelo ativo e detecta mudanças das ondas infravermelhas por meio da temperatura do corpo humano.
Esses sensores podem ser instalados em portas automáticas tanto nos modelos deslizantes, como nos pivotantes.
Modelos de abertura de uma porta automática
Quando se falamos em porta automática, você, provavelmente, remete às utilizadas em shoppings, bancos, aeroportos e demais estabelecimentos comerciais.
Em regra geral, todas elas funcionam da mesma maneira: você se aproxima e elas abrem lateralmente.
No entanto, as portas automáticas existem nos mais variados tipos e modelos.
Para escolher o modelo ideal é preciso pensar na utilização e funcionalidade da porta.
Em questão de abertura, elas podem ser deslizantes ou pivotantes.
– Porta automática deslizante
A porta de vidro é o tipo mais comum de automatização deslizante.
Geralmente, elas são instaladas em locais de grande fluxo de pessoas, onde precisa-se manter a temperatura do ambiente e oferecer conforto e praticidade aos usuários.
É o caso dos shoppings, hospitais e grandes redes de lojas e supermercados, bem como restaurantes, escritórios e outros estabelecimentos.
Ela tem o mesmo funcionamento das portas encontradas em sacadas e varandas, suas folhas precisam ser abertas lateralmente.
Essas, no entanto, geralmente não são automatizadas.
A porta automatizada deslizante tem o mesmo funcionamento, porém é acionada através de sensores.
– Porta automática pivotante
Já a porta automática pivotante gira em torno de um eixo vertical.
Geralmente, elas são mais largas que as comuns. Elas têm ganhado bastante espaço devido a sua estética e funcionalidade.
Elas são excelentes alternativas para quem quer uma porta automática e não tem espaço lateral para fazer do modelo deslizante.
Tipos de materiais para porta automática
Conforme já dissemos, o vidro é o material mais usado nas portas automáticas deslizantes, mas, ele também pode ser utilizado na pivotante.
O material promove um aspecto de integração entre o interior e exterior do ambiente, é fácil de limpar e proporciona um visual limpo e agradável, além de conferir muita elegância ao estabelecimento.
A madeira também é outro material comumente encontrado.
Isso porque ela traz um aspecto visual com mais requinte ao ambiente.
Existem em vários modelos e você pode pintá-las, se desejar, o que faz toda a diferença na hora de compor sua decoração.
A madeira ainda proporciona mais intimidade e privacidade aos usuários.
Além desses dois materiais, o aço ainda é uma opção quando o assunto são portas automáticas.
Ele sempre remete segurança, além de ser um material altamente durável e resistente.
Há ainda quem opte pelas portas de PVC que são práticas e leves.
Elas também são funcionais e resistentes a pressão de vento e aos efeitos do Sol quando instaladas na parte exterior do ambiente.
Motores e sensores de porta automática da Garen
Ao projetar a instalação de uma porta automática é importante atentar para o motor e o sensor que farão parte do sistema. Eles precisam oferecer segurança e, ao mesmo tempo, funcionalidade.
Uma porta instalada em um local com grande fluxo de pessoas, por exemplo, requer mais potência.
Vale lembrar que contar com um fornecedor de qualidade e reconhecido no mercado é fundamental para o sucesso da instalação e comodidade do uso.
A Garen, empresa especialista no segmento, possui modelos que se ajustam ao projeto e à necessidade do cliente, como você pode ver a seguir:
– Porta Social Classic
Essa solução torna a sua porta resistente e à prova de panes, de forma simples e prática.
Seus acessórios permitem que o usuário crie várias possibilidades de uso.
Um dos seus diferenciais é que ela pode ser usada com baterias, o que faz com que a porta continue funcionando caso a energia elétrica seja interrompida na região ou no estabelecimento em que está instalada.
– Porta Social Elegance
Essa solução conta com a eletrônica Garen, um projeto concebido para a funcionalidade e praticidade.
A Porta Social Elegance é considerada uma solução econômica e altamente viável para estabelecimentos que necessitam de portas de grande porte para alto fluxo de pessoas.
Baseia-se em uma solução simples e, ao mesmo tempo, resistente.
Também é a prova de panes e, por meio de acessórios complementares, podem-se criar inúmeras possibilidades de utilização, como, por exemplo, o funcionamento à bateria, garantindo seu uso mesmo em queda de energia.
– Porta Social SELF-BLDC
Esse modelo foi especialmente projetado com motores brushless DC que reduzem, de forma significativa, o ruído e também proporcionam uma maior durabilidade.
Essa solução contempla funções altamente inteligentes para garantir segurança e conforto para grande parte dos tipos de aberturas.
Versátil e segura, pode ser instalada de ambos os lados da porta.
É de fácil instalação e tem baixo consumo de energia elétrica.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre a porta automática, seus tipos e funcionalidades, confira abaixo alguns modelos para inspirar o seu projeto e instalação.
7 modelos para se inspirar
Abaixo selecionamos 7 fotos para que você possa se inspirar e projetar a porta automática ideal para seu estabelecimento comercial.
Essas portas foram utilizadas na entrada de um estabelecimento, provando que a automatização é ideal e oferece benefícios para todos os tipos de ambientes, independentemente do porte e utilização.
A Garen possui modelos de portas automáticas ideias para locais com grande fluxo de pessoas, como a entrada ou saída de aeroportos, shoppings e hospitais.
Essa porta automática de vidro é um dos modelos mais tradicionais e é ideal para ambientes com grande fluxo de pessoas.
– Porta automática para hospitais
As portas automáticas são muito utilizadas em hospitais, uma vez que garantem a segurança e a passagem dos clientes sem riscos de contaminação por contato.
Fonte: Science ABC Fonte: Raybloc
Elas também são utilizadas, dentro da área da saúde, em locais de exames específicos que exigem a passagem de cadeirantes e idosos.
– Porta social pivotante
As portas automáticas também pode ser pivotante, como o modelo SELF BLDC da Garen. As portas automáticas pivotantes são ideais para ambientes pequenos e que contam com médio fluxo.
E também podem ser utilizadas para melhorar a climatização do ambiente, o isolamento acústico e, claro, garantir a segurança do local.
As portas automáticas podem ser utilizadas por qualquer ambiente que quer se manter climatizado e seguro.
Como adquirir uma porta automática?
Antes de adquirir uma porta automática, não esqueça de comprovar a qualidade do produto e do fornecedor.
Conte com o apoio de uma empresa especializada que, por meio de um representante comercial, irá identificar a necessidade da sua empresa e recomendar o produto ideal para o tipo de porta automática que você precisa.
Ao optar pela Garen, a etapa de compra é ainda mais simplificada.
É só acessar esse link e solicitar o contato de um representante comercial autorizado.
Consulte nosso site e confirme por qual motivo nossas soluções são as ideais para sua porta automática!