Uma porta automática de vidro garante a beleza do ambiente, oferece integração entre os espaços, além de ser prática, segura e mais higiênica (pois não é necessário usar as mãos para abrir).
Elas são um grande diferencial nos mais modernos projetos de arquitetura, por isso, estão presentes em shoppings, restaurantes, hospitais, universidades e comércios no geral.
Se você quer descobrir como automatizá-las e conhecer seus diversos modelos, é só continuar lendo o nosso post!
Como funciona uma porta automática de vidro?
O funcionamento de uma porta de vidro automatizada se dá por meio de sensores de presença ou de temperatura.
O sensor de presença faz com que a porta abra quando ele detecta que alguma pessoa está se aproximando.
O processo de funcionamento por meio da temperatura é parecido, no entanto, o sistema é acionado quando o sensor detecta a mudança das ondas infravermelhas emanadas pelo calor do corpo humano.
Vale lembrar que o sistema de acionamento de uma porta automática de vidro deve funcionar de acordo com o fluxo dela, ou seja, os equipamentos utilizados, bem como a sua programação, dependerá diretamente da demanda do local.
Outro ponto importante a ser considerado é a velocidade com que a porta abre e fecha que também pode ser controlada de acordo com a necessidade de onde ela está instalada.
Modelos de abertura de portas automáticas de vidro
As portas automáticas são versáteis, por isso, podem ser instaladas em qualquer ambiente, seja com fluxo intenso de pessoas ou não. Além disso, elas podem ser feitas sob medida, o que garante mais beleza ao ambiente.
No entanto, os modelos mais comuns de porta automática de vidro são:
– Porta de correr antipânico
Elas funcionam como uma porta automática deslizante normal, porém também têm abertura total da passagem em caso de emergência. Para isso, possuem perfis especiais para abrir do lado de fora, de modo pivotante.
– Porta automática de vidro deslizante
São os modelos mais comuns e, geralmente, possuem de 2 a 4 folhas, sendo que duas ficam fixas em suas laterais e as centrais são usadas para o processo de abertura e fechamento.
– Porta automática de vidro hermética
Elas podem ser deslizantes ou pivotantes e servem para bloquear a entrada de ambientes que precisam de mais proteção e higiene, impedindo infestações de agentes externos.
– Porta automática de batente ou pivotante
A porta pivotante, como também é chamada, abre no modelo tradicional de uma porta doméstica com dobradiças, ou seja, para a direita ou para a esquerda e pode ter até duas folhas.
Cada porta tem a sua funcionalidade e pode ser usada nos mais diferentes lugares.
Usos comuns para as portas automáticas
Por serem extremamente práticas, os modelos podem ser instalados nos mais diversos lugares, seja para uso interno de funcionários ou para a entrada de público geral, por isso, elas são excelentes para:
– Shoppings
A maioria dos shoppings tem nas suas entradas uma porta automática de vidro deslizante, nos mais variados tamanhos e modelos.
Ainda nesses ambientes, as portas de acesso às garagens também são, geralmente, automatizadas e em alguns espaços elas são de batente.
– Estabelecimentos comerciais
A porta automática de vidro, no tradicional modelo deslizante, também está muito presente nos ambientes comerciais, como em grandes lojas e supermercados.
Elas podem ser instaladas nos mais variados modelos e lugares, como em clínicas, cartórios, escritórios e em qualquer outro estabelecimento comercial.
Aeroportos, universidades e hospitais, em regra geral, também têm suas entradas principais automatizadas.
– Aberturas de recintos internos de empresas
A porta automática pode ainda dividir um espaço em dois ambientes dentro de uma empresa, permitindo que as pessoas trabalhem com mais privacidade e mantendo a integração entre o time.
Para portas pivotantes, o automatizador de porta pivotante SELF BLDC da Garen é ideal.
Ela facilita a entrada e saída de funcionários, quando esses precisam estar com as mãos ocupadas com caixas, por exemplo, além de, como mencionado acima, poderem ser adaptados a portas convencionais, seja de madeira, vidro, etc.
Salas de hospitais, laboratórios, frigoríficos, setores logísticos ou ambientes que precisam de maior higiene e não podem sofrer com entradas de elementos externos podem se beneficiar com uma porta automática de vidro Slider BLDC ou Casa 2, ambos modelos da Garen para aberturas deslizantes, a Slider possui mais parâmetros de personalização, e também possibilidade de integração com o módulo wi-fi slider para acionamento via smartphone. Muita tecnologia, né?
Como adquirir uma porta automática de vidro
Se você já tem uma porta de vidro, mas ela é manual, saiba que você pode automatizá-la.
Se tiver dúvidas, entre em contato por este formulário aqui, que um especialista irá te ajudar a escolher o modelo ideal.
Caso esteja pensando em instalar uma porta nova, atente para o tipo de vidro para não comprometer a segurança e para adequar o melhor modelo ao seu estilo de construção.
De toda forma, é fundamental procurar uma empresa de confiança e que use produtos de qualidade para o projeto.
As portas sociais, para lugares públicos com maior fluxo de pessoas, precisam obedecer a NBR 9050 que diz respeito à acessibilidade às edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos.
Motores e sensores de porta automática Garen
Uma boa pedida é usar os motores e sensores da Garen, empresa reconhecida no segmento.
A Garen projeta e implementa tecnologias para automatização das entradas sociais, disponibilizando motores e sensores robustos e eficientes.
Com eles, você vai oferecer conforto e praticidade ao usuário do seu estabelecimento.
Agora que você sabe mais sobre a porta automática de vidro, acesse nosso site e conheça nossos produtos para automatizá-la!