O ferro é um elemento muito utilizado no nosso dia a dia. Ele nos dá uma maior sensação de segurança por conta de ser um material robusto, por consequência, o portão de ferro nos faz sentirmos mais protegidos.
O ferro também dá um toque especial em termos de beleza e decoração, proporcionando um acabamento sofisticado e elegante.
Nesse post vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o portão de ferro, além de apresentar várias fotos para você se inspirar! Continue lendo e confira!
Sobre o portão de ferro
O portão é a primeira parte de uma casa, condomínio ou empresa, dando segurança para o imóvel e seus usuários e, muitas vezes, ele serve como referência para encontrar o local.
Ele é um material versátil e pode ser incorporado a praticamente todos os estilos de portões, além disso, é fácil de combiná-lo com outros materiais, como a madeira e tijolos aparentes, deixando sua entrada mais charmosa.
Uma entrada moderna e bonita, sem dúvidas, contribui para valorizar o imóvel, e o melhor de tudo: o ferro é um material que tem um preço bem acessível.
O portão de ferro é o tipo mais comum para compor fachadas e proporcionar segurança ao imóvel pela resistência da sua matéria-prima. Mas, é comum de se observar uma certa confusão entre portão de ferro e o de aço.
Portão de Ferro ou portão de aço?
O ferro comercial não é considerado um material puro, uma vez que se tornaria uma matéria-prima muito cara. Assim, a maioria dos portões de ferro, na verdade, são de aço.
O aço é produzido a partir de minérios de ferro que são misturados com compostos de carbono, como cal e carvão.
Tanto o carvão como a cal são substâncias utilizadas para purificar o ferro, transformando-o em aço.
A resistência de um produto de ferro, portanto, é baseada na quantidade correta de carbono.
Enquanto o ferro possui na sua composição no máximo 0,08% de carbono, o aço tem 2% do elemento, o que o torna mais resistente. Acima desse valor o material torna-se um ferro fundido, e tem outras finalidades.
Por isso, muitas vezes, você está diante de um portão de ferro, que, na verdade, é produzido a partir do aço, material mais resistente para esse fim.
Características e vantagens dos portões de ferro
Um portão de ferro apresenta inúmeras características e vantagens.
Uma das principais, como já falamos, é o baixo custo e a grande variedade de tipos e modelos.
Ele também pode ser projetado para vários estilos, uma vez que o material pode ser curvado, arredondado, em linhas retas e até mesmo em chapas inteiras na construção, permitindo personalizá-lo do jeito que você quer.
Os modelos mais comuns são os deslizantes (portão de correr), os basculantes e os pivotantes.
Além da versatilidade na forma de uso, o portão de ferro apresenta vantagens para o proprietário do imóvel.
As principais são:
– Segurança do portão de ferro
O portão de ferro promove uma maior segurança ao imóvel por ser um material extremamente rígido.
Ele é capaz de suportar grandes impactos e vibrações, o que impede de forma mais eficaz qualquer tentativa de invasão ou destruição.
– Vida útil longa
Como o ferro é um material bem resistente, uma vantagem do portão é que, desde que receba os devidos cuidados, ele terá uma durabilidade grande.
O ferro é um produto duradouro, porém não tão resistente como o portão de alumínio. Para que o ferro tenha uma vida longa são necessárias pinturas frequentes para impedir o processo de oxidação.
– Mudança de visual
O portão de ferro pode ser pintado de forma fácil e isso proporciona a vantagem de você mudar o visual dele sempre que desejar ou necessitar.
Sua pintura pode ser feita com tinta esmalte que é acessível e tem uma ampla cartela de cores.
– Valorização do seu imóvel
Pela resistência do material, pela durabilidade e pelo fato de você poder projetar o portão de ferro de forma personalizada, ele agrega valor ao seu imóvel.
Um portão de ferro dá beleza e garante segurança, pontos importantíssimos na escolha de um imóvel, caso um dia você venha a vender ou alugar.
Desvantagens do portão de ferro
Um portão de ferro, assim como os outros, fica exposto às mudanças climáticas e, certamente, será alvo de Sol, chuva, ventos, bem como poeiras e outros agentes externos prejudiciais.
Por isso, ele requer tratamento frequente por meio de lixamento e pintura adequada. Limpezas com produtos específicos também ajudam na sua manutenção.
Outro ponto importante é que a água da chuva é um grande agente para reduzir a vida útil do seu portão, porque ela provoca o aparecimento de ferrugem.
Dessa forma, o portão de ferro é mais vulnerável e tem mais facilidade para oxidar.
Embora o portão de ferro seja a opção mais usada, muitos proprietários estão optando por usar o portão de alumínio, eliminando algumas preocupações com os cuidados, pelo fato desse segundo exigir menor manutenção e ser mais durável.
Automatização do portão de ferro
Para escolher o modelo ideal deve-se analisar o espaço e a forma de abertura, sempre levando em consideração a necessidade do local.
Independentemente do modelo, a automação se torna simples e descomplicada para qualquer tipo de portão, novo ou já existente, se escolhido o motor ideal.
Para automatizar um portão de ferro, alguns fatores devem ser observados para que o sistema funcione de forma adequada:
- O tamanho do portão, tanto em dimensão como em peso;
- Tempo desejado para abertura e fechamento;
- Horários de maior pico, ou seja, período do dia em que o portão mais é acionado e capacidade do motor.
Com essas definições é que será possível escolher o automatizador adequado para atender as necessidades do estabelecimento.
Isso porque ele precisa ser compatível com a estrutura física do portão e com a frequência de uso.
Caso contrário, o automatizador poderá apresentar um menor rendimento ou, por lado, ser instalado um mais potente que o necessário, o que pode se tornar mais oneroso.
A instalação também deve ser feita de forma correta e, para isso, o ideal é contar com a orientação de um instalador profissional.
Levando em conta todas essas dicas, não deixe de considerar a procedência do automatizador.
É preciso levar em conta a confiabilidade e garantia do fabricante em relação ao produto, bem como buscar orientação sobre o melhor motor para a seu tipo de portão.
9 Fotos de portões de ferro para se inspirar
Abaixo selecionamos 9 fotos para que você possa se inspirar e projetar seu portão de ferro.
Esse é um clássico portão de ferro vazado, que permite a visão da fachada da casa, aumentando a segurança. O modelo tem seu funcionamento por meio de dobradiças.
Esse modelo traz mais privacidade para os moradores, uma vez que não permite qualquer visão da parte interna do local.
Esse modelo comprova que um portão de ferro pode ser feito de diferentes tamanhos, se adequando à necessidade do imóvel.
Para quem acha que portão de ferro é sinônimo de modelos simples, essa foto prova o oposto! Não pense que por ser de ferro, o portão não pode ser estiloso e ter um design mais ousado.
Esse modelo é composto por ferro e madeira, mostrando as diversas possibilidades de se trabalhar com mais de um tipo de material, trazendo mais estilo para seu imóvel.
Quer um modelo que não seja tão moderno e despojado? Também é possível! Esse portão, feito com madeira e ferro, é a prova.
Também há a opção de modelos mais delicados, com detalhes e vazados, dando um visual leve para sua casa.
Se você gosta de modelos mais simples, sempre há a opção de escolher um clássico portão de ferro preto de correr.
Esse modelo também é clássico, automatizado, ele permite maior privacidade do interior da residência, sem perder a elegância.
A Garen projeta e implementa tecnologias para automatização e controle de acesso em empresas e residências, oferecendo conforto, robustez e praticidade em suas soluções também para portões de ferro.
Acesse nosso site e conheça nossas soluções!