Contar com portas e portões automatizados em casa é sinônimo de garantia de segurança e comodidade a você e a sua família, afinal de contas, esse é um elemento que contribui imensamente para a integridade da residência. Entretanto, é preciso ficar atento, pois depois de um determinado tempo de uso, o portão pode apresentar uma característica que no dia a dia nem sempre notamos, mas que interfere no funcionamento do próprio portão e pode até mesmo causar danos irreversíveis ao automatizador: o desbalanceamento.
Mas como identificar um portão desbalanceado? Hoje você vai descobrir a resposta para essa dúvida e saber o que fazer quando essa situação acontecer com o seu portão automático. Continue com a leitura!
O que é desbalanceamento?
Provavelmente você já deve estar acostumado com esse termo quando o assunto é o seu veículo, certo? Saiba que para o caso dos portões, a mesma lógica se aplica.
Mas, se você não tem ideia do que essa palavrinha significa, fique tranquilo que a gente te explica! Em linhas gerais, a palavra “desbalanceamento” significa nada mais do que deixar de estar equilibrado, ou seja, de maneira igual ou estável. Portanto, se o portão está sem equilíbrio, ele pode te dar uma baita dor de cabeça.
Mas como identificar um portão desbalanceado?
Todo portão abre e fecha manualmente, e quando feita sem o auxílio do automatizador, essa ação deve ser realizada sem nenhum esforço a mais da sua parte. O jeito mais simples de verificar se o portão está apresentando algum problema de equilíbrio é utilizando-o no modo manual; se ele emperrar ou abrir aos trancos e barrancos, pode ter certeza que está desbalanceado.
Deslizante
Em portões deslizantes, a percepção do problema pode ser mais simples do que em outros modelos. Depois de desligar o automatizador, puxe o portão com as mãos. Se notar que ele está emperrando no trilho ou se as rodinhas estiverem desgastadas e enroscando durante o percurso, seu portão está desbalanceado. Todos esses problemas levarão o automatizador a forçar o trabalho num nível além do ideal, o que pode fazer com que ele seja danificado em um curto prazo de tempo.
Basculante
Com o portão basculante, a melhor forma de perceber o desbalanceamento é desligar o automatizador para deixar o portão livre. Se ele ficar estático, está tudo certo, mas caso feche ou abra sozinho, com certeza está desequilibrado.
Pivotante
Agora quando o assunto é portão pivotante, tente observar se as folhas do portão abrem bem equilibradas, ou seja, sem balançar ou fazer qualquer movimento fora do habitual. É bom também sempre verificar se as dobradiças que prendem o portão à parede estão firmes e íntegras, pois isso pode influenciar no movimento de abrir e fechar do seu portão.
O que fazer se o portão estiver desbalanceado?
Essa é a resposta mais simples que você vai ler hoje, porque a única atitude que te resta é chamar um profissional técnico capacitado, pois somente esse especialista vai ser capaz de identificar qual a solução ideal para o seu problema de desbalanceamento em específico, afinal, ele tem toda a base e a experiência para isso.
E não se esqueça: a Garen tem soluções em automatização para qualquer modelo de portão, inclusive o seu! Nossos produtos para portas e portões contam com a qualidade e experiência de quem está há 10 anos no mercado abrindo caminhos com muita segurança, tecnologia e inovação.
Gostou dessa super dica, né? Então continue ligado no Blog da Garen e acesse o nosso site para se manter por dentro de todas as novidades e receber dicas sobre portas e portões automáticos. Se é Garen, pode confiar!