Você tem alguma ideia de quais componentes fazem os motores para portões eletrônicos funcionarem? Imagina quais características e peças fazem com que os automatizadores durem tanto tempo? Já ouviu falar de algo chamado relé térmico?
Essas são dúvidas que certamente você tem, caso não seja um instalador, técnico em segurança eletrônica ou qualquer outro profissional que tenha relação com essas áreas. Mas saiba que tá tudo bem, afinal, diferentemente desses profissionais, somos todos mortais comuns, não é mesmo?
No texto de hoje você vai entender o que é um relé térmico e qual a importância desse dispositivo para o funcionamento e durabilidade dos motores para portão automático da Garen. Acompanhe!
Afinal, o que é um relé térmico?
O nome pode parecer estranho, mas o sobrenome nem tanto, não é mesmo? Dá pra ter uma ideia de que esse dispositivo tem relação com temperatura; e é isso mesmo o que acontece.
O relé térmico é um componente que mede a temperatura de um dispositivo, como é o caso dos automatizadores da Garen para portão automático, por exemplo. Indo direto ao ponto, o relé térmico funciona com o objetivo de garantir a proteção do motor e oferecer estabilidade confiável para um caso de sobrecarga ou falha de fase, desligando o motor antes que o limite de deterioração seja atingido
Você pode encontrar esse componente sendo chamado por aí por um nome um pouco mais longo: relé térmico bimetálico de sobrecarga. Esse “nomão” entrega que o dispositivo conta com dois metais, mas o que isso quer dizer? Significa que o relé possui uma tira composta por dois metais com diferentes coeficientes de expansão, ou seja, a tira bimetálica se expande quando recebe calor e o metal do motor que esfria não se expande.
Quais as vantagens do relé térmico?
Agora que você já sabe o que é um relé térmico, já dá pra imaginar a importância e suas vantagens para as soluções elétricas como os motores de portão.
O relé térmico ajuda a evitar sobrecargas de longo prazo aos motores, pois, durante a operação, os automatizadores podem passar por condições de superaquecimento e, se essa condição não for grave e não exceder o aumento de temperatura permitido, o motor continuará funcionando normalmente graças ao seu relé térmico.
Você já leu neste texto que o relé térmico tem esse nome justamente por sua capacidade de controlar a temperatura do automatizador, mas como isso acontece? O relé funciona como uma espécie de botão “liga e desliga”, que possibilita o controle da temperatura de um automatizador.
A Garen utiliza relé térmico em 100% dos motores
Para garantir o melhor desempenho possível das nossas soluções e oferecer uma super experiência aos nossos amigos e parceiros, trabalhamos com 100% dos motores — inclusive da linha de entrada — com relé térmico, um diferencial que só a Garen oferece!
Esse dispositivo de proteção, garante a proteção dos nossos motores elétricos de eventuais anormalidades, como o sobreaquecimento, fazendo com que você tenha em sua casa um atomizador totalmente seguro para manter a proteção da sua residência e de sua família.
Portanto, se acontecer um sobreaquecimento, por exemplo, o relé existente nos equipamentos da Garen é ativado para desarmar o circuito do motor, o que garante mais proteção e evita problemas ao produto. Tudo isso para tornar sua experiência a melhor possível.
Por aqui, não paramos de pesquisar e desenvolver soluções com tecnologia e alto desempenho para continuar atendendo o mercado com essa qualidade que você conhece e que só a Garen assegura, pode confiar!
Saiba mais sobre a Garen e conheça todas as nossas soluções acessando o site. #TamoJunto!