O final do ano se aproxima e, com ele, a alta temporada de viagens. Muitas pessoas têm se preparado para dar uma escapadinha, seja para visitar parentes distantes, ou até mesmo para sair um pouco da rotina e respirar novos ares.
E para quem está se preparando para a viagem de fim de ano, é importante ficar atento também às precauções necessárias para garantir que seja tranquila e segura.
Pensando nisso, fizemos um checklist de tudo o que precisa estar em ordem para você colocar o pé na estrada e aproveitar as férias do jeito certo. Continue lendo e confira o que você não pode esquecer!
Aparelhos eletrônicos fora da tomada
O primeiro item na checklist para ter uma viagem de fim de ano tranquila é conferir se os aparelhos eletrônicos estão desligados da tomada. Isso porque, caso haja alguma alteração na rede elétrica (causada, por exemplo, por um raio), você não corre o risco de os aparelhos entrarem em curto e causarem um incêndio.
Além disso, esta também é uma medida de economia, uma vez que não há necessidade de eles estarem ligados enquanto você está fora. Nesse sentido, pode ser interessante também contar com um sistema de home automation, que desativa a alimentação dos aparelhos quando eles não estão em uso, sem ser necessário tirá-los da tomada.
Iluminação inteligente ativada
Você provavelmente já ouviu falar na tática de deixar as luzes de casa acesas enquanto viaja para passar a impressão de que ela está ocupada. Porém, essa medida pode acabar tendo o efeito contrário do pretendido.
Você provavelmente já ouviu falar na tática de deixar as luzes de casa acesas enquanto viaja para passar a impressão de que ela está ocupada. Porém, essa medida pode acabar tendo o efeito contrário do pretendido.
Afinal de contas, não é comum que as mesmas luzes fiquem acesas continuamente em uma casa se seus habitantes estiverem por lá. Assim, para um observador atento, elas se tornam muito mais um chamariz do que uma medida de segurança residencial.
A melhor maneira de evitar isso é lançando mão de sistemas de iluminação inteligente, como lâmpada smart wi-fi, sensores de presença e timers. Dessa maneira, você consegue acender a distância as luzes de sua residência e acrescentar certa variedade na iluminação de casa, que se aproxima mais do uso natural das luzes.
Telefones e campainha desligados
Outra coisa que pode denunciar que a família saiu em uma viagem de fim de ano é um telefone tocando sem nunca ser atendido. Por isso, antes de sair, lembre-se de desativar o toque dos aparelhos ou, melhor ainda, redirecioná-los para o seu celular.
Vale fazer o mesmo com a campainha de casa. Muitos assaltantes verificam se a casa está desocupada tocando a campainha ou o interfone em horários diferentes para verificar se há resposta. Se ela estiver desativada, não há como saber se isso é um indicador de que os donos estão fora, se a campainha não pode ser escutada do lado de fora ou se simplesmente não funciona.
Serviços de assinatura suspensos
Jornais e revistas empilhados na porta da frente, ou despontando para fora de uma caixa de correio cheia, são outro forte indicador de que uma casa está desocupada. Por isso, caso você assine algum jornal ou revista, lembre-se de suspender a entrega durante o período em que estiver na sua viagem de fim de ano.
Outra boa opção é alterar temporariamente o endereço de entrega, caso vá ficar na casa de algum conhecido ou em um hotel que pode receber para você. Ainda, caso não tenha nenhuma dessas opções, você também pode pedir um vizinho de confiança para recolher os jornais ou revistas para você uma vez por dia.
Sistema de alarme ligado
Seja quando você estiver fora ou no seu cotidiano, contar com um sistema de alarme e monitoramento é uma das melhores maneiras de garantir a segurança da casa. Esses sistemas costumam contar com sensores de presença, circuitos internos de TV e cercas elétricas, que dificultam e muito a ação de possíveis assaltantes.
A cerca elétrica, bem como a presença de câmeras de vigilância aparentes, serve antes de tudo para desencorajar uma tentativa de invasão, uma vez que deixa evidente que a casa está bem protegida. Caso a tentativa seja realizada, esses sistemas notificam imediatamente a central de segurança, permitindo uma atuação mais rápida e eficaz das autoridades.
Dessa maneira, antes de pôr o pé na estrada, lembre-se de ativar o sistema de alarme e conferir se tudo está em ordem.
Câmeras de monitoramento
Com as câmeras de segurança, é possível acompanhar toda a movimentação do local, seja do lado de dentro ou fora da casa. Atualmente, existem modelos de câmeras que são mais buscados pelos consumidores, são aqueles que permitem acompanhamento pelo smartphone. Por meio de um aplicativo, você vê em tempo real o que está acontecendo na residência.
Algumas câmeras oferecem tecnologia com visão noturna e enviam notificações em caso de movimentação nos ambientes. Trazendo maior segurança e conforto para cuidar da residência mesmo que à distância.
Detectores de fumça e gás
É válido investir em detectores de fumaça e gás. Pois eles disparam um alarme sonoro em caso de detecção de fumaça no ambiente onde está instalado e podem enviar notificação para o smartphone através do aplicativo.
Esta função se aplica também aos detectores de gás. Ter esses dispositivos em sua residência garante que o problemas não passem despercebidos e que sejam resolvidos rapidamente, evitando acidentes graves.
Fechaduras de portas e janelas trancadas
No dia da viagem, com tudo resolvido dentro de casa, as assinaturas de jornal suspensas e as malas já dentro do carro, falta só aquela última conferida antes de sair.
Comece verificando se as portas e janelas estão bem trancadas e se há algum defeito em dobradiças ou vidros que podem facilitar uma possível invasão. Se encontrar alguma coisa que pode ser uma falha de segurança, não custa nada sair um pouquinho mais tarde para consertar antes de viajar. Lembre-se: um potencial ladrão vai testar porta por porta e janela por janela, então você deve fazer o mesmo!
Além disso, evite a prática de deixar uma chave reserva escondida nas proximidades, como em vasos de planta ou no beiral da janela, para evitar que alguém que esteja vigiando a casa veja você ou algum conhecido utilizando-a para abrir a porta. Se optar por pedir que alguém vá na sua casa algumas vezes enquanto você está fora, dê preferência para deixar a chave reserva com a pessoa antes de viajar.
Portão da garagem travado
Por fim, quando estiver saindo de casa, não se esqueça de trancar bem o portão da garagem. Nessa hora, muitas pessoas recorrem a uma corrente com um cadeado, deixando-o para o lado de fora do portão. Contudo, essa não é a melhor medida, uma vez que pode ser mais um indicador de que não há ninguém em casa.
A melhor maneira de garantir que a garagem permaneça fechada durante a sua viagem de fim de ano é utilizar uma trava para portão automático. Ela é bastante discreta e impede que o portão se abra mesmo se o mecanismo for acionado com o controle.
Tudo pronto para curtir as férias? Mantenha nosso checklist em dia para ter certeza de que tudo está em ordem antes de pegar na estrada e desfrute suas férias, garantindo a segurança da sua família e também de sua casa.
Garanta o melhor em segurança para sua residência com as soluções Garen, porque se é Garen, você pode confiar!