Com o avanço e aceitação das soluções em controle de acesso no mercado, muitas foram as opções surgidas para melhorar os serviços de portaria de condomínios e para atender a especificidade de cada lugar e situação. Em função dessa realidade, a portaria virtual ou remota se apresenta como uma excelente solução, garantindo aos moradores muita segurança ao mesmo tempo que pode reduzir despesas.
Isso porque a portaria virtual opera sem a presença física de um porteiro, sendo diretamente ligada a uma central onde tudo é controlado por sistema de câmeras, identificação automática, sensores de presença e portas e portões automáticos.
Nesse texto você vai saber os detalhes de como funciona esse tipo de tecnologia, quais os benefícios de investir em portarias virtuais, e todos os diferenciais que a Garen te oferece!
Existe diferença entre portaria virtual ou remota?
Essa é uma pergunta muito frequente na hora de investir em soluções em controle de acesso, mas a resposta não é tão complexa quanto a dúvida: existe diferença sim!
As soluções são bastante semelhantes, uma vez que são duas tecnologias para automação da portaria de condomínios, porém elas possuem diferenças entre si.
A diferença da portaria remota para a virtual está no monitoramento dos processos, que realiza uma gestão condominial mais ampla, enquanto com a virtual é possível realizar apenas o controle do acesso ao condomínio remotamente.
Com a portaria remota toda a ação ocorre por meio de uma base de atendimento. O visitante pode entrar com autorização telefônica do morador, que não precisa estar em casa para liberar o acesso. Por ser uma solução mais “completa”, a portaria remota demanda um valor de investimento maior que a portaria virtual.
Como a portaria virtual funciona?
A ideia é bastante simples: substituir porteiros presenciais por agentes automatizados que, a distância, abrem e fecham portões e garagens, e monitoram 24 horas o condomínio por meio de câmeras e internet. É importante ressaltar que, mesmo com o porteiro virtual, o trabalho do zelador continua importante, como você entenderá adiante.
Antes de qualquer coisa é preciso esclarecer que não são todos os condomínios que podem ser considerados bons candidatos para essa tecnologia, uma vez que a implantação da portaria remota em prédios muito grandes — que possuem muitas entradas de garagem ou mesmo portarias, por exemplo — se torna uma tarefa mais difícil.
Entretanto, essa tarefa não é impossível! Isso porque, já existem sistemas disponíveis no mercado que conseguem suportar condomínios maiores, com mais de uma torre, por exemplo. Para esses casos, é importante um trabalho de consultoria para uma análise mais aprofundada de todo o ambiente.
Com a implantação dessa solução, o condomínio deixa de operar com profissionais na portaria e então, a comunicação entre visitantes e condôminos é normalmente feita via interfone, com o morador liberando o acesso.
Por que investir nessa tecnologia?
A preocupação com a violência é um assunto cada vez mais em alta em diversos ambientes e esferas, e em condomínios não é diferente. Em função dessa realidade cada vez mais crescente, a portaria virtual se apresenta como uma garantia de mais segurança aos moradores, na mesma medida que possibilita uma redução das despesas condominiais.
Levando em conta que hoje temos a tendência de preferir o que é mais cômodo e que simplifica nossa vida, a portaria virtual se destaca por ser uma solução que automatiza toda a rotina do condomínio. Isso possibilita que o acesso dos condôminos possa ser realizado por meio de um leitor biométrico ou tag, funcionando a partir de um sistema para controle de acessos, que é instalado na portaria do prédio.
A portaria virtual tem ainda o fator economia como um grande diferencial. Isso acontece pela razão dessa solução contar com um sistema único e integrado de monitoramento, e também por não necessitar de uma pessoa física para todo o trabalho.
Entretanto, é importante salientar que, mesmo com a portaria virtual, o trabalho do zelador continua importantíssimo. Isso se deve ao fato de que, com a portaria vazia, o zelador se torna o responsável por receber os pacotes e as correspondências que precisam de assinatura do destinatário.
Garen Connect
Sempre pensando em segurança e conforto, desenvolvemos o Garen Connect Solutions, uma aplicação de alto desempenho para a gestão de controle de acesso, que conta com os módulos exclusivos Access e Guard, softwares de ponta que operam para a segurança de condomínios residenciais, empresas e indústrias.
Tudo funciona via plataforma web com o armazenamento dos dados em nuvem, o que evita instalações complexas e resulta em maior velocidade e segurança. Um diferencial com a qualidade que só a Garen te garante.
Com o Garen Connect você cadastra visitantes, terceiros e pessoas autorizadas, tudo por biometria, de maneira fácil e rápida. Além disso, pode integrar sistemas, cadastrar mais de uma empresa — evitando conflitos de matrículas —, monitorar os acessos, áreas, equipamentos e muito mais.
Com esses softwares, você garante a gestão e a segurança no controle de entradas e saídas em empresas de pequeno, médio e grande porte, além de escolas, faculdades, órgãos governamentais e clubes, podendo também cadastrar rondas, síndicos, contrassenhas, interfone Voip, com o monitoramento e gerenciamento de todos os eventos de alarme ou disparos.
Acesse o Blog da Garen e saiba mais sobre nossos softwares e os motivos para investir em controle de acesso.
Agora que você já conhece todas as funções e características da portaria virtual e também as vantagens em apostar nessa tecnologia, acesse o nosso site e confira essa e todas as outras soluções em automatização que a Garen te assegura. Porque se é Garen você já sabe: pode confiar!