Diante de todas as opções de portões disponibilizadas no mercado, o portão de correr é o único que não invade a calçada quando aberto ou fechado. Ele é o modelo mais utilizado no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
Nesse post, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o portão de correr, como automatizá-lo e mais 12 fotos para você se inspirar!
Como funciona o portão de correr?
A fachada é o cartão de visita de qualquer construção, e um portão faz toda diferença em termos de acabamento estético para empreendimentos residenciais e também comerciais. Ele precisa ser prático, proporcionar comodidade para todos os usuários e oferecer total segurança. Um portão de correr é a solução ideal para aproveitar melhor o espaço, isso pela sua praticidade e mobilidade.
Também conhecido como portão deslizante, ele pode ser manual ou automático, mas, independente disso, todo o seu movimento é lateral e sobre trilhos.
Quando o funcionamento do portão é manual, seu deslocamento se dá através de roldanas que ficam encaixadas em trilhos, podendo esses ser simples ou duplos.
Nesse caso, para abrir ou fechar o portão, alguém precisa fazê-lo manualmente.
São os casos de residências onde o motorista do carro para na frente do portão e precisa desligar seu veículo para abrir o portão, volta para o automóvel, para novamente e precisa fechá-lo.
No portão de correr automatizado, o movimento de abrir e fechar é feito com o uso de uma régua de cremalheira, parte da estrutura do conjunto de instalação, que fará com que o portão seja empurrado ou puxado pelo motor, quando esse for acionado.
Para maior segurança, o ideal é que ele seja automatizado, o que faz com que o proprietário ou visitante não precise sair do veículo para abrir, garantindo menos riscos de esquecimentos ao deixá-lo aberto e também mais conforto.
Uso da cremalheira no portão de correr
A cremalheira é uma peça fundamental para o bom funcionamento do portão de correr automatizado.
Ela é um sistema simples que se constitui em duas partes dentadas: uma barra ou trilho de metal que é fixado no portão, chamada de régua, e uma engrenagem cilíndrica, conforme a imagem.
O funcionamento do portão de correr automatizado se dá pela interação da engrenagem cilíndrica e da régua.
Quando o motor é ligado, ele faz com que a engrenagem comece a se mexer de forma rotacional, ou seja, comece a girar para determinado lado.
Esse movimento de giro faz com que a régua, que está presa no portão, se movimente e inicie o processo de abrir ou fechar.
Como o motor deve estar preparado tanto para abrir quanto para fechar o portão, ele é programado para fazer esses dois movimentos, girando para lados diferentes, de acordo com a posição em que se encontra.
Para que o motor pare de funcionar quando o portão já esteja aberto ou fechado, é instalado um imã no fim do curso do seu deslocamento.
Esse imã interage com o motor fazendo com que ele se desligue e pare a ação da cremalheira.
Automatização do portão de correr
Para fazer a automatização do portão de correr, sem correr o risco de ter problemas futuros, certos cuidados devem ser tomados para que o motor escolhido seja o correto e tudo funciona conforme o programado.
A escolha do motor, também chamado de automatizador, não depende apenas do tipo de portão a ser instalado.
Existem alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher o automatizador para o portão de correr.
Um detalhe bem importante a ser considerado, e que por vezes é negligenciado ou esquecido, é o peso do portão. O motor precisa ser robusto o suficiente para suportá-lo sem fazer esforço além do que suporta.
Os automatizadores são classificados de acordo com o peso do portão que devem movimentar, variando a sua capacidade de suporte.
Além disso, outros detalhes como o tempo programado para o processo de abrir e fechar e a frequência de uso (comumente chamada de quantidade de ciclos) também merecem grande atenção.
O tempo desejado para abrir e fechar é comumente chamado de velocidade nominal e indica quantos metros é aberto em cada minuto.
Também é necessária uma análise para determinar quantas vezes o motor será acionado no período de uma hora.
Esse estudo determinará a quantidade de ciclos ideal para atender a necessidade da casa ou da empresa.
Uma residência, por exemplo, tem uma demanda bem menor do que uma empresa grande, por isso, os automatizadores serão diferentes, garantindo, assim, maior tempo de vida útil dos equipamentos e menos custos com manutenções devido a excessos não previstos.
Existem ainda outros fatores de fundamental importância que precisam ser considerados na hora de escolher o automatizador, como por exemplo:
- Qualidade do produto e do fornecedor;
- Garantia oferecida;
- Praticidade na instalação;
- Eficácia energética;
- Custo da manutenção das peças.
Existe ainda um detalhe importante de ser lembrado, como o motor, normalmente, fica em ambientes abertos, é necessário escolher um que tenha maior resistência às mudanças climáticas, como calor, chuva, etc.
Como você pode observar, automatizar o seu portão de correr não é um processo difícil, basta considerar os pontos citados e contar com o apoio de profissionais especializados para orientação adequada.
Pensando em ajudar você, a Garen criou uma página onde é possível filtrar os motores conforme a sua necessidade.
Levando em conta o tipo de acionamento e alimentação, qual a aplicação do motor, quantos ciclos faz por hora, o peso máximo do portão e até mesmo o tempo de abertura, é possível conhecer qual o modelo ideal para cada situação.
Se você já tem as suas prioridades e necessidades definidas, não deixe de acessar nosso catálogo e, utilizando os filtros, descobrir qual o motor ideal para sua casa ou empresa.
Algumas imagens para se inspirar!
Conforme falamos no decorrer do texto, o portão tem fundamental importância na fachada do seu imóvel e é essencial para a sua segurança, bem como da sua família ou colaboradores.
A automatização pode ser feita em qualquer tipo de portão, independentemente de onde esteja esteja instalado, oferecendo segurança e garantindo o bom acabamento.
Abaixo, selecionamos algumas imagens de portão de correr, iniciando com um manual para você conferir como é possível automatizar de forma prática e simples, valorizando o seu imóvel e sem comprometer o visual.
Abaixo, selecionamos algumas imagens de portão de correr, iniciando com um manual para você conferir como é possível automatizar de forma prática e simples, valorizando o seu imóvel e sem comprometer o visual.
Por muito tempo se pensou que a automatização de portões era apenas para residências luxuosas ou empresas de grande porte.
Pelo contrário, ela é acessível e viável e serve para todos aqueles que desejam valorizar seu imóvel e investir na segurança.
Ainda há o mito que o portão automatizado só pode ser utilizado nas garagens ou acessos que tenham espaço para que ele abra lateralmente. Portões de correr são versáteis e podem ser instalados em espaços menores.
Apesar de muitas pessoas pensarem que o motor sempre deve ficar em contato com o solo, é possível mudar um pouco o layout.
Nesse modelo de portão percebe-se que o motor está elevado e é colocado em um local que a régua não é vista exteriormente, ficando discreto e prático.
Os portões de correr automatizados de aço são ideais para indústrias, depósitos, estacionamentos, empresas e entradas de grande fluxo.
O motor deve ser mais potente em comparação ao residencial, já que abrirá várias vezes ao dia.
Esse portão é mais uma prova de que o automatizador não precisa ficar no solo.
Para melhor aproveitamento do espaço, os proprietários optaram por posicionar o motor do lado externo com a devida proteção.
A automatização pode ser feita em qualquer tipo de portão, independente do material dele, como mostra a imagem.
Portões de correr de alumínio, madeira, vidro, arame e diferentes materiais podem ser automatizados sem perder o charme e a funcionalidade.
Os automatizadores também podem ser utilizados em portões de grande ciclo, sendo necessário que tenha capacidade para a realização dessa tarefa e que tenha a eficiência e rapidez necessária para facilitar o trabalho dos colaboradores.
Os portões de correr automatizados não comprometem a elegância e o design, se tornando um componente essencial da estrutura externa da casa ou condomínio.
O modelo acima nos mostra que a escolha do portão é essencial para manter a privacidade e garantir a segurança do imóvel, que é ampliada com a automação.
A automatização não exclui a possibilidade de um design moderno e diferenciado em um portão de correr.
Chácaras, sítios e fazendas também podem contar com a segurança e praticidade de um portão de correr automatizado.
Arquitetos recomendam que o portão tenha o mesmo tamanho do muro da casa, mantendo um padrão da construção e trazendo mais segurança.
Nesse quesito, a automação não compromete essa recomendação, porque ela é possível para todo tamanho de portão, desde que tenha um motor compatível com o peso do portão a ser carregado.
A implementação da tecnologia não impede a utilização de materiais sustentáveis nos portões de correr.
É no portão que começa a proteção do seu imóvel e da sua família, além de valorizar o seu imóvel, por isso, a automatização já é muito usada em prédios e condomínios.
Os Automatizadores de Portões de Correr Garen
A Garen é a mais dinâmica e inovadora indústria de controle de acesso e automatização do Brasil.
Acesse nossa página e conheça as soluções de automatização para portões residenciais e profissionais!