Ao decidir comprar um automatizar para portão, a primeira pergunta que as pessoas fazem é: qual o melhor motor para portão?
Um bom portão eletrônico faz toda a diferença quando o assunto é praticidade e segurança. Existem diversos modelos, marcas, tecnologias e acessórios para maior eficiência e autonomia.
Não é fácil acertar a escolha, mas primeiro você precisa entender o que espera do produto e observar algumas características físicas.
Existem três tipos mais comuns de abertura de portões:
1- Deslizantes: portão de correr, com abertura lateral. É a opção mais utilizada em residências e empresas, por ser mais barata e deslizar sobre um trilho da esquerda para direita, ou vice-versa.
2- Basculantes: abrem para cima. Ideal para lugares onde não há muito espaço para a instalação de um portão deslizante que geralmente demanda mais espaço.
3- Pivotantes: são portões com uma ou duas folhas, cuja abertura se assemelha a de uma porta convencional com movimento que abre para dentro ou para fora. Não é muito comum a sua instalação já que demanda mais manutenção e reparo.
Primeiramente, devemos verificar qual será a aplicação do automatizador. Ele será instalado em uma residência, em uma empresa ou em um condomínio, por exemplo?
Ao contrário do que muita gente pensa, a potência do automatizador não é a única característica importante, mas sim todo o seu projeto.
Itens como rolamentos, engrenagens e materiais usados na fabricação são fundamentais para uma longa vida útil do equipamento.
Como definir qual o melhor motor para portão?
Após definir a aplicação, é preciso fazer três questionamentos:
1. Qual será o pico de acionamentos dentro de uma hora durante o dia, ou seja, no horário com mais entradas e saídas do dia, quantas vezes o automatizador será acionado?
2. Qual o tamanho do portão em metros e quantos quilos ele tem?
3. Em quanto tempo você deseja que o portão abra?
Com as respostas em mãos, será possível identificar o melhor motor de portão para você.
Qual o melhor motor para portão? Saiba escolher a potência
Na hora de escolher a potência (HP) do seu produto, é importante que o automatizador seja compatível com o portão e a frequência de uso.
O motor precisa de potência de acordo com o peso do portão. Também é necessário que a máquina seja compatível com o número de abertura e fechamento por hora. Caso contrário, pode gerar desgaste, e diminuir sua vida útil, além de apresentar um baixo rendimento.
A potência é medida em HP, ou seja, em cavalos. As potências mais comuns para uso residencial e semi-industriais são: 1/2 HP, 1/3 HP e 1/4 HP.
A medida da potência é inversamente proporcional ao peso do portão. Cada uma é indicada para uma faixa de peso que pode variar de marca para marca. O tempo de abertura dos portões e o ciclo de abertura e fechamento também depende de cada marca.
Para quem precisa contar com a abertura ou fechamento mais ágil, existem modelos de automatizadores que são 3x mais velozes que os convencionais, como a linha TSi da Garen.
No entanto, não adianta avaliar tudo com cuidado e escolher o motor certo se o portão não estiver em perfeito estado de funcionamento e possa ser aberto manualmente sem esforço físico.
Após a instalação do seu automatizador, faça a manutenção para evitar o surgimento de problemas. Dificuldades com a configuração ou ajustes simples são cobertos pela garantia.
Conseguiu identificar qual o melhor motor para portão? Escreva nos comentários.
Respostas de 5
Muito interessante a informação,mesmo sendo leiga no assunto me ajudou bastante a indentificar cada modelo, obrigada